Muita gente curte o horário de Verão, afinal, dias mais longos são sinônimo de mais horas para aproveitar, sobretudo para praticar exercícios e curtir o lazer. Mas há um grupo que não gosta da mudança porque tem mais dificuldades para se adaptar. Independente de gostar ou não, é preciso, sim, ajustar o relógio biológico; e especialistas dizem que isso pode demorar até uma semana.
Quem acorda muito cedo tem que aumentar o sacrifício; pois vai cair da cama ainda mais de madrugada. E quem costuma dormir tarde, acaba esticando a sua noite nos primeiros dias. O resultado para os dois grupos é aquela sensação de que o corpo está mais cansado do que o normal, porque pode perder aquela preciosa hora de sono. E fazer trajetos cansados seja em veículos ou mesmo à pé pode ampliar a distração e aumentar os riscos de acidentes.
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) faz um alerta: nesta semana de adaptação, procure redobrar os cuidados na direção, pois se junto com o cansaço, o condutor ainda tiver que se apressar para chegar ao seu destino, o perigo será sempre maior.
Assista ao nosso vídeo sobre os riscos de dirigir cansado. E curta a primeira semana do horário de verão com muita segurança.
O OBSERVATÓRIO também destaca dicas para minimizar o cansaço em qualquer período:
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.