23 dez Ignorar placa de Pare no cruzamento pode causar acidentes
O Programa Auto Esporte, da TV Globo, deste domingo (23 de dezembro), voltou a exibir a reportagem de César Urnhani sobre a importância do respeito ao PARE. O tema contou com a participação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que orientou os telespectadores sobre esse tão valiosa regra de trânsito.
De acordo com José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, ouvido pela reportagem, “o Pare é como o semáforo que está em vermelho”. E parar completamente o veículo num cruzamento deve ser respeitado por todos os condutores.
A placa de Pare é universal, só muda o idioma. “O departamento de trânsito pode usar outros formatos para comunicar o Pare. Muitas vezes usa também o Pare amarelo, que informa com antecedência o motorista que, logo adiante, ele terá uma sinalização do Pare clássico, em vermelho. Existe também a utilização do Pare no piso, em branco”, explicou Ramalho.
Assista a matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/7253103/programa/
BENEDITO LUIS DE FRANÇA
Posted at 10:16h, 31 dezembroPARADA OBRIGATÓRIA para os acidentes de trânsito!!! SINAL VERDE para a Vida no trânsito!!!
Infelizmente é comum observarmos motoristas desrespeitando a placa PARE (placa de regulamentação e com mensagem IMPERATIVA, ou seja, PARE é PARE, o veículo tem que PARAR, ficar imobilizado), como muito bem frisou o DR. JOSÉ AURÉLIO RAMALHO do ONSV, quando o motorista chega com o seu veículo na aproximação de um determinado cruzamento e ou interseção qualquer e se deparar com a placa PARE, é a mesma coisa de se aproximar do cruzamento e ou interseção e se deparar com o SEMÁFORO COM O FOCO “VERMELHO” ACESO, nesse tipo de situação, o veículo tem que ficar completamente imobilizado/ parado.
Outrossim, tem outra questão e que diz respeito com a ENGENHARIA DE TRÁFEGO, pois existem casos de implantação de placa PARE de forma incorreta, que ao invés de se implantar a placa PARE, deveria ter sido implantada a placa de regulamentação de “DÊ A PREFERÊNCIA/ R-2”, ou seja, nesse caso, o veículo não tem a obrigatoriedade de PARAR e sim, de REDUZIR A VELOCIDADE, para que seja possível observar se vem outro veículo transitando pela via preferencial e assim, evitar os acidentes de trânsito. Temos especificações técnicas claras e bem definidas para o uso CORRETO da placa de regulamentação PARE – PARADA OBRIGATÓRIA/ R-1.
Saudações de Paz no Trânsito!!!