No trânsito, as vias e rodovias são compartilhadas entre condutores de veículos, pedestres, ciclistas, motociclistas. Sendo assim, imagine se ninguém se comunicasse quando trafega por ela. Seria caótico, não seria? Com este questionamento o quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana orienta sobre a importância da seta e dos sinais de braço como instrumento de comunicação para segurança viária.
O programa ressalta que o uso da seta é importante para comunicar as intenções dos condutores nas vias. Usar de forma errada ou não utilizar representa riscos tanto ao condutor quanto aos demais com os quais ele compartilha a via. A seta é fundamental para que o condutor sinalize suas intenções como, por exemplo, conversão ou retorno.
Ela deve ser ativada sempre que houver mudança de direção, para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudança de faixas, paradas ou demais intenções e, ainda, para indicar que a ultrapassagem não é possível, ou para oferecer passagem para o condutor que vem atrás. Não utilizá-la pode acarretar acidentes e é infração passível de multa.
Além da seta, os sinais de braço complementam a comunicação no trânsito. Ao esticá-lo, o condutor indica sua intenção de entrar à esquerda. Braço dobrado em ângulo de 90 graus, demonstra a pretensão de entrar à direita. Para indicar que está reduzindo a velocidade, o condutor deve balançar o braço de cima para baixo.
Para garantir a segurança e a comunicação no trânsito, define o programa, todo condutor deve estar atento ao que ocorre na via e, além disso, perceber as intenções de outros motoristas com os quais está dividindo a pista e, ainda, certificar-se de deixar sua próprias intenções bem claras para o demais condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres, etc.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.