Matérias

MULHERES E MOTOCICLETAS: A PRÓXIMA PARADA É ROSA

Escrito por Portal ONSV

17 FEV 2022 - 09H00

Observadora Certificada destaca desconstrução de gênero e comportamentos mais seguros das mulheres no trânsito

O caderno de Mobilidade do Jornal Estado de S.Paulo de ontem (16), abordou o crescente interesse das mulheres em obter a habilitação para pilotar motocicletas. A Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Jucimara Fernandes, que atua em Poços de Caldas/MG, destacou que, em comparação aos homens, as mulheres demonstram comportamentos mais seguros no trânsito. Essa matéria foi desenvolvida na parceria firmada entre OBSERVATÓRIO - que propôs o tema - e o Estadão - que desenvolveu a matéria.

A cada ano, aumenta o interesse das mulheres, em todo o Brasil, em obter habilitação para pilotar motocicletas. Nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), onde as aulas ocorrem, é comum que os instrutores utilizem motos menores que facilitem, ao máximo, o processo de aprendizagem para que os candidatos sintam segurança durante o treinamento.

“Mas, ao final desse período, após passarem pelos períodos de estudo e prática veicular, vemos que muitas mulheres acabam optando por motos com cilindradas maiores”, conta Jucimara Fernandes, observadora certificada pelo OBSERVATÓRIO.

Ao desconstruir estereótipos de gênero, as mulheres, além de pilotar motocicleta de alta cilindrada, participam de eventos e criam grupos para estimular o vínculo social e a condução segura, acompanhando o avanço das novas tecnologias e o lançamento de equipamentos atrativos ao público feminino.

“Mesmo observando crescimento no número de condutoras, o percentual de mulheres envolvidas em sinistros de trânsito, quando comparadas aos homens, é sempre menor, demonstrando que elas pilotam com mais cautela”, explica a observadora certificada.

Leia a matéria completa, em: https://mobilidade.estadao.com.br/meios-de-transporte/mulheres-e-motocicletas/

Foto: Divulgação Cristina Galo e Arquivo Pessoal

Sest_senat_apresenta_projeto_motorista_serie_a_senatran
Matérias

Sest Senat apresenta o Projeto Motorista Série A para representantes da Senatran

Foi realizada na última terça-feira (12), na sede do Sistema de Transporte, em Brasília, uma reunião entre representantes da Senatran (Secretaria Nacional de Transportes), do Ministério dos Transportes, e representantes do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que apresentaram o projeto Motorista Série A, iniciativa lançada em 2023, que visa identificar, reconhecer e valorizar motoristas profissionais que desempenham com excelência suas funções profissionais.

Regiao_metropolitana_de_belo_horizonte_registra_quatro_obitos_de_sinistros_de_transito_mesmo_dia
Observadores Certificados

Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG registra 4 óbitos em sinistros de trânsito no mesmo dia

O telejornal MG2 – da TV Globo Minas Gerais - de ontem (14), noticiou quatro óbitos decorrentes de sinistros de trânsito na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, as ocorrências foram registradas no Anel Rodoviário e na rodovia Fernão Dias. O Observador Certificado Ronaro Ferreira foi consultado pela reportagem para explicar as prováveis causas para esses sinistros de trânsito.

Artigo_Mobilidade_das_mulheres_e_seguranca_viaria
Artigos

Mobilidade das Mulheres e Segurança Viária

A mobilidade Urbana não é igual para todos, cada pessoa tem suas próprias necessidades e atividades a realizar na cidade. A mobilidade das mulheres, por exemplo, é formada por deslocamentos complexos e multimodais, visto que sentem o impacto das diversas responsabilidades de trabalho e cuidado, e ainda precisam adaptar seus percursos e meios de transportes para garantirem sua integridade e segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.