Matérias

Na volta das férias, seu carro merece atenção!

Escrito por Portal ONSV

25 JAN 2016 - 16H17

As férias acabam para muita gente nesta semana; afinal, o ano letivo começa para a rede particular nos próximos dias e na rede pública, pós-Carnaval; e os pais já estão trocando as malas pelas mochilas e material escolar e pensando no transporte dos filhos.

Mas enquanto as aulas não chegam é hora de fazer uma revisão no seu carro. Como grande parte das famílias está de volta do litoral são necessários alguns procedimentos com a manutenção do veículo.

Se a sua viagem foi rápida na praia, basta uma boa lavagem do carro e uma inspeção na bateria e no sistema de injeção eletrônica. Mas se você ficou mais de 15 dias na praia, é recomendado fazer uma lavagem especial no seu veículo, com um profissional, com a remoção dos bancos, carpetes e feltros para aspirar todas as sujeiras e ainda também a limpeza do motor.  Neste tipo de limpeza, devem ser adotados produtos neutros.

Os donos de veículos devem também verificar itens como terminais de bateria, conectores elétricos, filtros de ar, coifas e equipamento de lubrificação, checando se eles estão livres de água e areia.

Carros expostos à maresia podem ter equipamentos como os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria sujeitos à oxidação, provocando falhas no funcionamento.

A parte inferior do veículo exige um cuidado especial. Muitos motoristas adotam o uso do óleo de mamona na proteção, mas essa é uma proteção de curta duração. E o uso desse óleo não dispensa na volta da viagem uma lavagem completa para a retirada do produto e de toda a sujeira acumulada.

Outros itens a serem observados são a caixa de direção e os amortecedores. Resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, comprometendo o desempenho da suspensão do veículo.

Essa revisão pós-férias é sempre importante, pois pode prevenir problemas maiores no futuro.

Imagina, então, quem mora na praia? A orientação neste caso é lavar o carro toda semana e encerá-lo mensalmente. O polimento e a cristalização da pintura também ajudam na proteção do carro.

E agora que você conhece os riscos e os cuidados, não se esqueça que ao voltar ao litoral, é sempre importante guardar seu veículo em local fechado, durante à noite. Esse é considerado o momento mais crítico da maresia. Use essas dicas do OBSERVATÓRIO e aproveite suas viagens, com toda segurança e a manutenção em dia na ida e na volta.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.