Matérias

Não se arrisque nas férias! Confira orientações sobre ultrapassagens

Escrito por Portal ONSV

11 JAN 2016 - 11H51

Neste período em que muita gente pega a estrada em viagens de férias, uma grande preocupação são os perigos com ultrapassagens. Ultrapassagens são manobras que podem trazer grandes riscos de acidentes e só devem ser realizadas em lugares permitidos, com boa visibilidade e nos quais o motorista tenha plena certeza de que pode realizá-las com segurança. Afinal, qualquer erro de cálculo pode resultar em colisões frontais que são aquelas que podem gerar lesões mais graves ou fatais.

Uma das principais orientações para executar esse tipo de manobra é estar atento à sinalização – as chamadas faixas dupla-amarela, que são faixas contínuas duplicada no asfalto, indicam que nesse trecho viário não deve ser feita a ultrapassagem. O motorista também deve ter cuidado em trechos como subidas, nos quais a aceleração é sempre reduzida; ou próximo à curva, onde a visibilidade não é adequada.

Em situações, nas quais o motorista se deparar com faixas dupla, sendo uma linha contínua e a outra seccionada, fica liberada a ultrapassagem do lado da linha seccionada e impedida a ultrapassagem para quem estiver na linha contínua.

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) também alerta para os riscos de ultrapassagens em situações adversas como em neblina e sob chuva, com pista escorregadia.

Para a entidade de Segurança Viária, em ultrapassagens, o motorista não pode deixar de sinalizar suas intenções: usar a seta, antes de iniciar a mudança de faixa; e ao retornar na posição anterior, verificar no retrovisor se existe distância de segurança do veículo ultrapassado.

O OBSERVATÓRIO destaca que algumas situações não permitem ultrapassagens como, por exemplo, ao se deparar com uma fila de veículos ou tentar ultrapassagem pela direita. Nestas duas situações, o motorista, além de impor grande risco aos outros e a si próprio, poderá ser multado. A infração é gravíssima.

O melhor sempre é não se arriscar, alerta o OBSERVATÓRIO. “Em situações, nas quais você iniciou uma ultrapassagem e percebe que não conseguirá conclui-la com segurança, desacelere e volte a sua posição na via. Nunca force a barra, pois poderá causar acidentes.”

O tema “ultrapassagens” também é de grande interesse para a Segurança Viária e para abordá-lo de forma mais ampla, o OBSERVATÓRIO produziu um vídeo para ajudá-lo a só executar essa manobra sem perigo. Assista agora:

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.