Educação

Nunca use o celular se estiver dirigindo, alerta o Momento Segurança no Trânsito

Escrito por Portal ONSV

10 JAN 2017 - 12H10

O uso do celular ao volante é o tema desta semana do quadro Momento Segurança no Trânsito. O programa, desta vez, destaca também que, antes de iniciar seu trajeto, o motorista deve planejar sua rota e fazer uma seleção de músicas as quais deseja ouvir para, inclusive, não ter de acionar botões de rádios enquanto conduz o veículo, por exemplo. Outra orientação é a de que evite ouvir som em alto volume quando estiver dirigindo, uma vez que som alto pode desviar a atenção e, além disso, impedir que ouça eventuais ruídos do carro.

Especificamente em relação ao celular, o Momento Segurança no Trânsito lembra que 75% das pessoas que falam ao celular enquanto dirigem não conseguem perceber pedestres, ciclistas, ou outros acontecimentos ao seu redor. Ressalta, também, que as chances de se envolverem em acidentes são maiores entre motoristas que tentam, ao mesmo tempo, dirigir e digitar mensagens de textos em seus aparelhos celulares.

Ao contrário do que podem pensar muitos - de que não se deve falar ao celular enquanto se dirige para não manter uma das mãos ocupadas -, o quadro alerta que, muito mais que isso, quando se usa celular, além de ter de segurá-lo com uma das mãos, sua visão, audição e atenção estarão ocupadas com a conversa, e não apenas com a condução do veículo.

Quando se dirige não se deve falar ao celular nem pelo bluetooth. Enquanto se fala pelo aparelho, orienta o Momento Segurança no Trânsito, 70% da visualização do ambiente ao redor são perdidas porque seu cérebro estará focado em falar e gesticular sobre a conversa. Além disso, a combinação celular/volante reduz em até 37% a aceleração do veículo. Portanto, se for dirigir nunca fale ao celular. Sequer o deixe ligado ou na vibração. Prefira o silencioso porque a simples vibração ou o toque podem comprometer sua atenção.

O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.

Assista ao vídeo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Educação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.