Matérias

OBSERVATÓRIO alerta para a segurança na volta às aulas

Escrito por Portal ONSV

27 JAN 2016 - 09H25

Em muitas cidades do Brasil, a volta às aulas tem início na rede particular nesta semana. Em algumas escolas, as férias só terminam na próxima segunda, dia 1º de fevereiro; e na rede pública estadual, em São Paulo, os alunos voltam às salas de aula só depois do Carnaval.  Mas início de ano letivo é tempo de abordar a questão do transporte das crianças e adolescentes e também falar sobre segurança nos deslocamentos.

Hoje, nos grandes centros a maioria das crianças acessa a escola por meio do transporte escolar; pois os pais delegam essa tarefa aos condutores de vans e micro-ônibus escolares que têm uma grande responsabilidade com a segurança e a vida dessas crianças.

Esse é um serviço considerado de interesse social e por isso está sujeito às regras que são definidas pelas Administrações Municipais/prefeituras das cidades, que inclusive respondem pela vistoria desses veículos, autorizando a sua circulação. Entretanto, existem regras de conduta básicas que todo transportador deve cumprir no transporte de crianças.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária destaca os principais pontos que devem ser observados pelos pais e assegurados pelos transportadores:

- Respeito à quantidade dos assentos para definir o número de crianças que serão transportadas. Não devem ser admitidas em hipótese alguma superlotações nas vans e micro-ônibus do transporte escolar.

- A manutenção dos veículos e verificação se a van passou pela vistoria obrigatória são pontos importantes para a segurança.

- Os condutores devem realizar o embarque e desembarque dos escolares pela direita, sempre do lado da calçada;

- A checagem do uso do cinto de segurança pelas crianças deve ser feita, antes mesmo dele dar a partida no veículo.

- Ao transportar crianças a responsabilidade e a prudência ao dirigir devem ser redobradas, evitando-se distrações com os celulares ou mesmo com as crianças;

- O condutor de escolares deve respeitar às Leis de Trânsito, sobretudo evitando infrações comuns nos entornos das escolas como paradas duplas e estacionamentos irregulares, ainda que seja para embarques e desembarques rápidos.

Enfim, os pais têm direito e dever de cobrar segurança e qualidade do transporte contratado para o deslocamento de seus filhos, sendo verdadeiros fiscais dos condutores, para denunciar aos órgãos competentes qualquer irregularidade constatada sobre excesso de lotação, mau estado de conservação do veículo e postura inadequada dos motoristas, defende o OBSERVATÓRIO.

Outro alerta importante aos pais: se os filhos vão à escola caminhando ou de bicicleta é importante dialogar com eles sobre escolhas seguras e cuidados na circulação, sobretudo nas travessias, para evitar atropelamentos. É importante lembrar que a conscientização é sempre a melhor forma de prevenir acidentes.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.