A Lei Seca no Brasil completou 11 anos no dia 19 de junho. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reitera a extrema importância dessa lei, que contribui com a redução de mortes no trânsito em todo o país. Graças a relevância da Lei Seca para a segurança viária no Brasil, o OBSERVATÓRIO desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), um estudo que reúne o resultado das blitze realizadas para impedir e conscientizar a sociedade sobre o uso de bebidas alcoólicas e a direção de veículos.
O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool revela as divergências na realização da Operação Lei Seca no Brasil. O estudo reforça, por meio de análises comparativas estaduais, que nos locais onde há maior fiscalização, a conscientização em relação ao uso do álcool e a direção é superior aos locais com menor fiscalização. Os locais em que a sensação de impunidade é presente, o desrespeito à lei é maior.
Os dados englobam um total de 82 municípios (19 capitais e 63 municípios do interior), com informações sobre a Operação Lei Seca, disponibilizadas de janeiro a agosto de 2018, e mesmo que nem todos os municípios apresentem continuidade nas informações sobre esse período – seja pela não realização de Operações de Lei Seca ou por indisponibilidade de dados – o estudo possuí grande importância pelo ineditismo e levantamento de dados referentes à segurança viária nacional.
O Relatório Estatístico de Segurança Viária II – Álcool está disponível para consulta: https://www.onsv.org.br/observatorio-apresenta-estudo-inedito-sobre-operacoes-lei-seca-em-todo-o-pais/
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.