A edição do Jornal Metro do estado do Espírito Santo de sexta-feira (10/01), trouxe a matéria sobre a queda no número de multas naquele estado, entretanto com aumento de mortes nas estradas. Para falar sobre esse assunto, a repórter Priscilla Thompson ouviu o diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce.
Entre 2018 e 2019, o número de multas por excesso de velocidade caiu 56% no estado do Espírito Santo. Foram 276.192 infrações a menos registradas por radares, segundo o Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito). Conforme explica o órgão, o principal motivo foi o desligamento de parte dos aparelhos em rodovias federais determinada em abril do ano passado e a suspensão do uso de equipamentos móveis pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em agosto do mesmo ano.
Por outro lado, entre janeiro e dezembro de 2019, o número de mortes nas estradas do estado subiu 7,1%. Mesmo com a redução das multas, o excesso de velocidade é uma das infrações mais cometidas.
O diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO, Francisco Garonce, lembra que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes: “Um estudo realizado no país pela SOS Estrada identificou que houve aumento do número de acidentes nos meses seguintes à suspensão dos radares. A segurança no trânsito está sustentada em três pilares: a educação para o trânsito, a engenharia (dos veículos e das vias) e a fiscalização. Se você tira um dos pilares, os outros não se sustentam”, diz.
Garonce argumenta que a expectativa é de melhoria para este novo ano. Uma vez que em dezembro, após decisão da Justiça, os radares móveis voltaram a ser usados pela PRF.
Leia a matéria completa em: https://rm.metrolatam.com/pdf/2020/01/10/20200110_espiritosanto.pdf
Foto: de Olivier26
Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
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O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
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