Matérias

Observatório disponibiliza vídeo do Programa Encontro, com Fátima Bernardes

Escrito por Portal ONSV

17 JUN 2015 - 13H58

Vale a pena conferir a participação do diretor da entidade

O diretor-técnico do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), Paulo Guimarães, destacou durante participação no Programa “Encontro”, com Fátima Bernardes, na Rede Globo, nesta quarta, dia 17, que as tecnologias são extremamente nocivas para o trânsito porque roubam a atenção, sobretudo dos jovens, que passam a ficar muito mais vulneráveis nas vias.

Ele destacou que ao atender o celular, por exemplo, toda concentração necessária para dirigir é destinada à tecnologia e os riscos passam a ser enormes. “37% da nossa concentração vai para o celular quando vamos atendê-lo”, explica.

Guimarães foi convidado a repercutir com a apresentadora os dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que alertam para o crescimento do número de vítimas do trânsito, sobretudo jovens. Entre os jovens, a violência no trânsito já é a segunda causa de morte, ficando atrás apenas de homicídios, de acordo com a OPAS. No Brasil, a faixa etária de 18 a 24 anos representou 17% do total das vítimas fatais em 2013, que chegou a 42.291 pessoas.

Durante o programa, Guimarães destacou ainda que outro agravante para esse cenário está na formação dos motoristas. Ele defendeu que não temos bons exemplos e referências na infância, seja na escola ou na família, em relação ao trânsito. “Pais aconselham, por exemplo, o uso do cinto de segurança aos filhos, associando apenas às multas e não à preservação da vida. Nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), o ensino também é equivocado e insuficiente e quando os motoristas passam por uma reciclagem, ela também não é a mais adequada”, afirma.

Vale a pena assistir à íntegra da participação, acesse o link: http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/programa/v/celular-e-uma-das-principais-distracoes-de-jovens-ao-volante/4258713/.

Maio Amarelo

Nos bastidores do “Encontro”, Guimarães entregou uma camisa do Movimento Maio Amarelo à apresentadora. O Maio Amarelo é uma mobilização internacional em prol da segurança no trânsito que busca salvar vidas com conscientização e prevenção.

O ator Gil Coelho, que participou do programa e  atua na novela das 19h, I love Paraisópolis, com a personagem Lindomar, também deixou um depoimento para o movimento. Confira: https://www.facebook.com/maioamarelo/videos/vb.532139106894296/810835882357949/?type=2&theater

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.