Com o intuito de colocar o tema “segurança viária” na mesa de discussões e também nos debates em que participam os candidatos à presidência e também a governador, o Observatório Nacional de Segurança Viária divulga hoje a Carta Compromisso aos Presidenciáveis/Governadores. Matando mais de 50 mil brasileiros por ano, o trânsito é hoje um tema que não recebe o devido destaque nos programas diários eleitorais de rádios e TVs. Nas centenas de entrevistas que os candidatos concedem semanalmente, esse tema também é pouco explorado.
A Carta mostra o cenário do trânsito no país, com dados divulgados por diversos órgãos públicos e privados nos últimos anos, pontuando informações sobre mortos e feridos e os incalculáveis gastos públicos decorrentes dos acidentes de trânsito. Além disso, vale lembrar que já temos dois planos bastante abrangentes para o setor (Política Nacional de Trânsito/2004 e o Plano Nacional de Redução de Acidentes/2010) com basicamente todas ações previstas para redução de mortes e feridos, porém, sem a devida atenção dos governantes. A segurança viária não é, definitivamente, uma política de governo no nosso país.
Para nortear as atividades do próximo governo (tanto nacional, quanto dos estados), o Observatório sugere que os esforços foquem em três eixos distintos: dados e informações, gestão integrada e educação. E para encerrar, solicitamos aos CANDIDATOS que se comprometam com as diretrizes da Carta e efetivamente olhe para o trânsito como uma área que merece investimentos em tecnologia, estudos e efetivamente, ações.
Leia aqui a Carta na íntegra:
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.