Matérias

OBSERVATÓRIO fala ao AUTOPAPO sobre desafios para diminuição de mortes no trânsito no país

Escrito por Portal ONSV

12 FEV 2020 - 09H00

A cidade alemã de Lüdenscheid (com cerca de 74 mil habitantes), conseguiu manter o índice de zero mortes no trânsito em sete anos consecutivos, de 2012 a 2018. Graças a esse feito, recebeu recentemente o prêmio Dekra Vision Zero, durante um evento anual que acontece em Bruxelas, na Bélgica. O portal AUTOPAPO conversou com o diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce, sobre os desafios que o Brasil enfrenta para alcançar essa meta.

O desafio da ONU para a redução das mortes no trânsito em 50% na década 2011-2020, no Brasil, tem como destaque a cidade de Salvador (BA), local onde aconteceu o II Fórum Vida no Trânsito. No encontro, o OBSERVATÓRIO revelou as ações práticas que desenvolve e contribui para a segurança viária, além de destacar as atividades desenvolvidas em 2020, e apresentar o Programa Educa através do diretor de relações institucionais, Francisco Garonce.

“É através dele que vamos conseguir mudar não só o comportamento, mas principalmente a atitude das pessoas, o que só se faz através de processos educativos, em que os indivíduos não deixam de cumprir a lei para não serem punidos, mas porque internalizam o entendimento de que a atitude segura no trânsito existe para proteger o indivíduo, a sociedade e a convivência harmônica”, avalia, Garonce.

Garonce informa que o OBSERVATÓRIO dá assessoramento aos municípios que tiverem interesse efetivo em participar do Programa Vida no Trânsito.

“E trabalhando junto ao Ministério da Saúde para fazer com que as regras sejam esclarecidas e colocadas de forma tal que os municípios participem, porque o que se investe em educação, ações de engenharia e de fiscalização na área de trânsito se reverte em uma economia muito maior, principalmente nas despesas relacionadas a internações e a tratamentos decorrentes dos eventos de trânsito”, encerra.

Mais de mil cidades atingiram o objetivo do Vision Zero, segundo Stefan Kölbl, CEO da Dekra: “O que comprova ser possível eliminar mortes no trânsito e que os esforços para isso devem continuar, pois qualquer fatalidade do gênero é inaceitável”, diz.

Através do mapa interativo do mundo, é possível acompanhar on-line (https://www.dekra-vision-zero.com/map/) as cidades com mais de 50 mil habitantes que atingiram zero mortes no trânsito em pelo menos um ano a partir de 2009.

Leia a matéria completa em: https://autopapo.com.br/noticia/zerar-mortes-transito-cidades/

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.