Matérias

OBSERVATÓRIO foi ouvido na série de reportagens da rádio BandNews FM sobre álcool e direção

Escrito por Portal ONSV

19 DEZ 2017 - 13H44

A série de reportagens da rádio BandNews FM sobre beber e dirigir que abordou as falhas da legislação brasileira nesse quesito ouviu, no início de dezembro, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Coube ao gerente técnico da entidade, Renato Campestrini falar sobre o assunto à apresentadora Gabriela Mayer.

Ouça a série completa:

cap 1 - http://www.bandnewsfm.com.br/2017/12/04/brasil-esta-entre-os-cinco-paises-no-mundo-com-mais-mortes-no-transito/

cap 2 - http://www.bandnewsfm.com.br/2017/12/05/como-funciona-legislacao-brasileira-e-os-debates-sobre-ela/

cap 3 - http://www.bandnewsfm.com.br/2017/12/06/como-funciona-fiscalizacao-da-lei-seca-no-brasil/

cap 4 - http://www.bandnewsfm.com.br/2017/12/07/os-custos-da-imprudencia-dos-motoristas-para-saude-publica-brasileira/

cap 5 - http://www.bandnewsfm.com.br/2017/12/08/os-desafios-que-o-brasil-tem-no-combate-imprudencia-de-condutores-alcoolizados/

Campestrini destacou a falta de dados sobre acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados, já que falta unificação no registro dos boletins de ocorrência e as consequências disso para o sistema. “Quando você tem os dados mínimos que precisam constar num boletim de ocorrência você consegue fazer todo mundo conversar praticamente a mesma língua. Obter dados é importante para atacar os fatores de risco”, disse o gerente técnico.  Uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece o registro nacional de acidentes de trânsito e prevê os dados mínimos que um boletim de ocorrência deve ter. mas a medida nunca foi regulamentada.

O OBSERVATÓRIO também contribuiu com a reportagem expondo o custo dos acidentes de trânsito no Brasil, que somou mais de R$ 52 bilhões em 2015. Foram tirados R$ 255,69 do bolso de cada cidadão, dinheiro de impostos que deixou de ser investido em melhorias. Os gastos são potencializados pela gravidade das colisões, já que beber e dirigir não resulta só em alterações físicas para o condutor, mas também mudanças de comportamento.

Diante desse cenário, o Brasil tem muito trabalho pela frente. Apostar na fiscalização e na comunicação pode ser um começo. Para o OBSERVATÓRIO, mudar a cultura dos motoristas deveria começar cedo. “Precisamos colocar a Educação de Trânsito nas escolas. Fazer com que as crianças, quando estiverem mais presentes no meio, tenham consciência da percepção do risco, das atitudes desejáveis para evitarem se envolver em um acidente e causar mortes ou ferimentos em outras pessoas”, reforçou Campestrini.

webinar_modelo_preditivo_de_obitos_no_transito_brasileiro
Live

Webinar: Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro

Foi realizado ontem (25), o webinar “Modelo Preditivo de Óbitos no Trânsito Brasileiro”, promovido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o objetivo de apresentar e discutir o relatório técnico desenvolvido e publicado pela instituição. Considerando o atual cenário da mortalidade no país, esse relatório apresenta métodos com a finalidade de elaborar um modelo de aprendizado de máquina para estimar a quantidade de mortes no trânsito em âmbito nacional.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.