Matérias

OBSERVATÓRIO lança e-book Urbanidade

Escrito por Portal ONSV

17 MAR 2016 - 15H40

Os desdobramentos do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade segura, realizado em novembro, em Brasília, estão em pleno andamento; e, agora, o OBSERVATÓRIO acaba de lançar o e-book do evento - publicação eletrônica que traz a compilação de tudo que aconteceu e ainda muito mais. Trata-se de uma publicação moderna, com dispositivos como QR codes, que permitem aos leitores assistirem um resumo dos debates pela internet e pelos seus smartphones, podendo se aprofundar nas discussões, que também estão sintetizadas em textos.

O e-book “Urbanidade” reúne desde iniciativas que influenciaram o surgimento dessa marca que passou a permear projetos, ações e eventos do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, a partir do ano passado, chegando às propostas de todos esses eventos que vão apontar caminhos para soluções que levem à redução da violência no trânsito no país.

Na publicação, a sociedade terá acesso a uma contextualização de como teve início o conceito, em que ele se alicerça, como surgiu a ideia do Urbanidade e acompanhar a linha do tempo dos principais fatos que tiveram impacto nas políticas de trânsito no país.

A partir dessa contextualização, o e-book traz um resumo dos seus dois principais eventos de 2015: o Seminário, Urbanidade por uma mobilidade segura, realizado, no dia 3 de novembro, em Brasília, no auditório do Jornal Correio Braziliense, com ampla participação e transmissão ao vivo pela internet; e o Fórum das ONGs de Trânsito, que foi espaço de participação da sociedade civil organizada indicando suas propostas para um trânsito mais seguro no Brasil. O Fórum, intitulado O papel da sociedade civil na busca da segurança no trânsito, aconteceu como ação preparatória para a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, organizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde, em 17 de novembro em Brasília, do ano passado.

Os dois eventos tiveram painéis de debates com os cinco eixos propostos pela ONU/OMS para ampliar a segurança viária no mundo: Fiscalização, Infraestrutura, Segurança Veicular, Educação e Saúde, reunindo autoridades e representantes da sociedade civil, além do OBSERVATÓRIO como mediador de todas as mesas de discussões, que indicaram propostas de ações.

Compiladas, as propostas (veja todas as propostas nas páginas 54 e 55) passaram a ser um compromisso do OBSERVATÓRIO para ações a curto e médio prazos que deverão ser perseguidas pelos grupos de trabalho que serão formados e deverão começar a agir ainda neste primeiro semestre. Serão convidadas as autoridades responsáveis e que coordenam o trânsito no país (Denatran, Detrans, Cetrans, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos), não só para participar das discussões, mas para protagonizar a análise e encaminhamento das propostas, ficando ao OBSERVATÓRIO secretariar, organizar e dar acompanhamento aos desdobramentos dos trabalhos (ações, cronogramas, métricas etc).

Conheça agora o e-book Urbanidade:

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.