O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária quer discutir a mobilidade urbana segura com os candidatos à Prefeitura de Indaiatuba, município onde está instalado. Para que a discussão ocorra, os cinco pleiteantes ao Executivo da cidade estão recebendo desde esta segunda-feira, 12 de setembro, um ofício no qual o OBSERVATÓRIO propõe um diálogo, com cada um dos candidatos e suas assessorias/equipe técnica.
Na ocasião, cada um dos proponentes ao Executivo municipal poderá assumir o compromisso de que, se eleito, irá adotar as medidas apontadas no ofício (ver abaixo). As medidas propostas resultam de avaliações feitas pela equipe técnica do OBSERVATÓRIO, que percorreu vários pontos da cidade para levantamento das correções ou melhorias que podem ser adotadas visando à garantia de condições de mobilidade mais segura aos moradores de Indaiatuba, independentemente do modal que utilizam.
No documento, o OBSERVATÓRIO ressalta sua finalidade de entidade consultiva da ONU (Organização das Nações Unidas) sem fins lucrativos empenhada em ações capazes de contribuir para a redução do expressivo número de mortes e de feridos graves em acidentes de trânsito nas vias e nas rodovias do país; e como órgão de inteligência que, por meio de educação, pesquisa, planejamento e informação, planeja e executa os subsídios técnicos necessários para o convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias.
Destaca, ainda, os altos custos gerados pelos acidentes de trânsito no Brasil (R$ 40 bilhões anuais, segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e ocupação por vítimas de acidentes de trânsito de 60% dos leitos destinados a pacientes traumatizados em todo o país). O documento ressalta, igualmente, que de acordo com dados consolidados no Sistema Observar de Monitoramento e Ação – SOMA criado pelo OBSERVATÓRIO, a frota de veículos de Indaiatuba passou, nos últimos cinco anos, de 135.760 para 169.350 veículos, número significativo para uma cidade com aproximados duzentos e trinta e dois mil habitantes.
A sugestão da direção do OBSERVATÓRIO é de que as reuniões sejam agendadas até o dia 30 de setembro.
Intensificar a fiscalização de trânsito para que o comportamento irregular do condutor seja devidamente punido.
Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
OBSERVATÓRIO disponibiliza painel com dados da PRF
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária passa a disponibilizar em seu portal um painel com os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) relacionados aos sinistros de trânsito ocorridos em rodovias federais. Os dados são compilados a partir do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) desde o início da série histórica, em 2007.
Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil é tema de webinar promovido pelo OBSERVATÓRIO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
Boleto
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