Matérias

ONSV discute nova formação de condutores no Denatran em Brasília

Escrito por Portal ONSV

22 SET 2016 - 14H19

Em reunião com diretor-geral do órgão, ONSV reforçou também a importância da Educação para o Trânsito nas escolas de ensino fundamental

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária – ONSV, José Aurelio Ramalho, se reuniu nesta quarta-feira, 21 de setembro, em Brasília, com o diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Elmer Coelho Vicenzi.

Na reunião foram discutidas as propostas do ONSV para a implantação de nova formação de condutores no país, além da inclusão da Educação para o Trânsito nas escolas das redes pública e privada, para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo Ramalho, a adoção de nova metodologia e novo conteúdo nos cursos de formação de condutores é de fundamental importância no país. “O que temos hoje é uma grande fábrica de ‘pregos tortos’, pois os ensinamentos oferecidos nos centros de formação ou mesmo nas autoescolas não abrangem toda a questão do trânsito no país. Não há uniformidade nos conceitos repassados pelos instrutores e examinadores. Temas como a avaliação de riscos, a tomada de decisão, a direção defensiva, entre outros, precisam ser ensinados de forma indistinta a todos os candidatos à Habilitação”. Defende Ramalho.

Neste sentido, o ONSV elaborou há pouco mais de um ano um estudo intitulado Formação do Condutor – 2015, no qual todo o processo atual de formação de condutores foi revisado, desde a metodologia das aulas teóricas, pré-práticas (atuais aulas com simuladores) e práticas, além da formação do instrutor e do examinador. O exame psicológico, de aptidão física e mental, entre outros. O estudo abrangeu também toda a legislação que embasa a formação do condutor, todas as etapas estabelecidas pela lei e suas prerrogativas.

A inclusão da Educação para o Trânsito nas escolas é outro tema defendido pelo ONSV como forma de reversão do quadro assustador vivido no trânsito brasileiro em relação a acidentes fatais. “A maioria das pessoas, infelizmente, só tem contato com a palavra trânsito quando vai tirar a carteira de habilitação”, destaca, lembrando que quanto mais cedo os conceitos forem assimilados, maiores são as possibilidades de uma prática mais segura de direção e, consequentemente, menos riscos de acidente haverá.

Seminário

A formação de condutores e a Educação Para o Trânsito nas escolas foram também temas da participação do ONSV no Seminário Trânsito e Cidadania, promovido pelo Detran/ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo).

O OBSERVATÓRIO foi representado no evento por Roberta Mantovani, educadora de trânsito, que ressaltou a necessidade de que tanto a formação de condutores passe por alterações quanto a educação para o trânsito passe, de fato, a ser tema nas salas de aula.

"unnamed"

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.