A redução da velocidade de veículos em vias de Fortaleza, capital do Ceará, e os benefícios dessa medida para a segurança viária foram temas abordados pelo gerente-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Renato Campestrini, em entrevista ao jornal O Povo.
Confira:
Fortaleza receberá uma série de estratégias para a mobilidade. Ir e vir com segurança, esse é o foco. Para isso, a redução dos limites de velocidade é um dos principais aliados. A expectativa é de que a mudança tenha efeito direto na diminuição dos acidentes, que no primeiro semestre de 2016 somaram 126 mortes. No O POVO, o projeto Movimento Urbano vai acompanhar as intervenções e orientar sobre seus benefícios para a Cidade.
Ele cita que boas práticas mundo afora demonstram que velocidade baixa em vias coletoras e de fluxo local não gera engarrafamentos. “Em São Paulo, enquanto estava valendo a redução, o trânsito fluía normalmente. Enquanto está todo mundo numa velocidade mais estável, o fluxo não para, é constante”, disse.
As ações na Capital têm como base exemplos de cidades europeias. “Temos deficiências enormes em Fortaleza, como as calçadas. Às vezes não conseguimos fazer o ideal, mas avançamos na pauta. Exemplo são as travessias elevadas”, destacou o secretário-executivo da Conservação e dos Serviços Públicos, Luis Alberto Saboia. A pasta atua em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária.
No Rodolfo Teófilo, em 2016, foi inaugurada uma área de trânsito calmo, será replicada na Cidade 2000 e Vila União. Além da travessia elevada, são implementados prolongamentos de calçada e painel eletrônico educativo.
Este mês é chamado de Maio Amarelo e ações serão desenvolvidas para oferecer melhor infraestrutura e garantias principalmente para ciclistas e pedestres, os mais frágeis do trânsito. Neste ritmo, O POVO realiza o projeto Movimento Urbano. O primeiro de oito cadernos especiais será publicado nesta quarta, 17, com entrevistas, dados e análises sobre a convivência entre modais e pedestre. Reportagens especiais também farão parte das edições diárias do Cotidiano.
A campanha de comunicação encampada pelo O POVO contará com ações de conscientização nas ruas, como a realizada no cruzamento das avenidas Carapinima e 13 de Maio, semana passada. Outras oito ainda ocorrerão até junho. Um canal especial no O POVO Online abrigará informações sobre mobilidade e segurança viária. Além de dois debates na TV O POVO, transmitidos simultaneamente pela Rádio O POVO CBN.
Saiba mais
Vias que terão redução do limite de velocidade: Trecho da Padre Antônio Tomás, próximo ao Parque do Cocó (40km/h); áreas dos bairros Cidade 2000 e Vila União (30 km/h); e Meireles e Parquelândia (40 km/h)
Já têm redução (40 km/h), mas ganharão sinalização: Ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar (Meireles), e Gustavo Sampaio e Azevedo Bolão, na Parquelândia.
SARA OLIVEIRA
http://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/05/um-novo-caminhar-por-fortaleza.html
Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária
O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não
O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.
Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional
Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.
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