Matérias

Para a segurança de todos, caminhoneiro, aposte na prudência e revisão do seu veículo

Escrito por Portal ONSV

15 MAR 2016 - 10H07

"caminhoneiros-destaque"

O transporte de cargas no país movimenta estradas de Norte a Sul; afinal, são mais de 4,1 milhões de caminhões e ônibus na frota brasileira em 2014 - caminhões em circulação e impulsionando a economia do país. Esses veículos representam cerca de 2% da frota total de mais de 86,7 veículos automotores, mas nas vias e estradas essa frota aparentemente reduzida tem impacto importante na segurança de todos.

É por isso que dirigir veículos de grande porte como caminhões exige habilidade e muita responsabilidade mesmo. Caminhoneiros são expostos a jornadas exaustivas, ficando muito  tempo na estrada, o que traz consequências para o seu corpo, sua saúde, segurança; mas também para a vida dos outros usuários da via.

Para contribuir na segurança no trânsito, o caminhoneiro deve dirigir com muita prudência e os cuidados devem começar antes de pegar a estrada. Planejar rotas, locais de parada e trechos alternativos para casos de imprevistos pode contribuir para reduzir o estresse e o cansaço.

É preciso, ainda,  estar atento à manutenção do caminhão. As revisões devem ser rotineiras; e é muito importante que o caminhoneiro conheça bem os equipamentos de segurança, o funcionamento do veículo e verifique se a carga transportada está acomodada corretamente. O cuidado com os pneus também não pode ser deixado de lado, pois é muito comum nas estradas ver caminhões com pneus totalmente “carecas”.

Como o cansaço é um dos principais companheiros e inimigos dos caminhoneiros, a regra de ouro para evitar acidentes é o descanso. Em longos percursos, fazer paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ao volante é uma medida preventiva.

O compartilhamento da via com bastante respeito aos demais condutores também deve ser levado a sério; já que pelo porte maior, o condutor do caminhão é responsável pelos veículos menores e também pelos pedestres. No mais, caminhoneiro, dê sempre a preferência e sinalize qualquer manobra. Você pode fazer muito por um trânsito mais seguro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.