O transporte de cargas no país movimenta estradas de Norte a Sul; afinal, são mais de 4,1 milhões de caminhões e ônibus na frota brasileira em 2014 - caminhões em circulação e impulsionando a economia do país. Esses veículos representam cerca de 2% da frota total de mais de 86,7 veículos automotores, mas nas vias e estradas essa frota aparentemente reduzida tem impacto importante na segurança de todos.
É por isso que dirigir veículos de grande porte como caminhões exige habilidade e muita responsabilidade mesmo. Caminhoneiros são expostos a jornadas exaustivas, ficando muito tempo na estrada, o que traz consequências para o seu corpo, sua saúde, segurança; mas também para a vida dos outros usuários da via.
Para contribuir na segurança no trânsito, o caminhoneiro deve dirigir com muita prudência e os cuidados devem começar antes de pegar a estrada. Planejar rotas, locais de parada e trechos alternativos para casos de imprevistos pode contribuir para reduzir o estresse e o cansaço.
É preciso, ainda, estar atento à manutenção do caminhão. As revisões devem ser rotineiras; e é muito importante que o caminhoneiro conheça bem os equipamentos de segurança, o funcionamento do veículo e verifique se a carga transportada está acomodada corretamente. O cuidado com os pneus também não pode ser deixado de lado, pois é muito comum nas estradas ver caminhões com pneus totalmente “carecas”.
Como o cansaço é um dos principais companheiros e inimigos dos caminhoneiros, a regra de ouro para evitar acidentes é o descanso. Em longos percursos, fazer paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ao volante é uma medida preventiva.
O compartilhamento da via com bastante respeito aos demais condutores também deve ser levado a sério; já que pelo porte maior, o condutor do caminhão é responsável pelos veículos menores e também pelos pedestres. No mais, caminhoneiro, dê sempre a preferência e sinalize qualquer manobra. Você pode fazer muito por um trânsito mais seguro.
Três segundos no Trânsito
A condução de um veículo envolve situações que demandam tempo, haja vista que, desde a percepção do risco, a reação do condutor e a frenagem, transcorrem alguns segundos decisivos. Nesse ínterim, duas ações cruciais estão envolvidas: a percepção / reação ao risco e a imobilização total do veículo. Nesse sentido, é imperioso manter a distância do veículo a frente e evitar distrações, pois ao somar uma distração ao tempo fixo de parada, a consequência pode ser fatal.
OBSERVATÓRIO disponibiliza painel com dados da PRF
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária passa a disponibilizar em seu portal um painel com os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) relacionados aos sinistros de trânsito ocorridos em rodovias federais. Os dados são compilados a partir do BAT (Boletim de Acidente de Trânsito) desde o início da série histórica, em 2007.
Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil é tema de webinar promovido pelo OBSERVATÓRIO
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou hoje (27), o webinar “Placa de Identificação Veicular Mercosul no Brasil”, com o objetivo de apresentar e discutir as evoluções das normas e legislações acerca das placas padrão Mercosul e seu uso no Brasil.
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