O transporte de cargas no país movimenta estradas de Norte a Sul; afinal, são mais de 4,1 milhões de caminhões e ônibus na frota brasileira em 2014 - caminhões em circulação e impulsionando a economia do país. Esses veículos representam cerca de 2% da frota total de mais de 86,7 veículos automotores, mas nas vias e estradas essa frota aparentemente reduzida tem impacto importante na segurança de todos.
É por isso que dirigir veículos de grande porte como caminhões exige habilidade e muita responsabilidade mesmo. Caminhoneiros são expostos a jornadas exaustivas, ficando muito tempo na estrada, o que traz consequências para o seu corpo, sua saúde, segurança; mas também para a vida dos outros usuários da via.
Para contribuir na segurança no trânsito, o caminhoneiro deve dirigir com muita prudência e os cuidados devem começar antes de pegar a estrada. Planejar rotas, locais de parada e trechos alternativos para casos de imprevistos pode contribuir para reduzir o estresse e o cansaço.
É preciso, ainda, estar atento à manutenção do caminhão. As revisões devem ser rotineiras; e é muito importante que o caminhoneiro conheça bem os equipamentos de segurança, o funcionamento do veículo e verifique se a carga transportada está acomodada corretamente. O cuidado com os pneus também não pode ser deixado de lado, pois é muito comum nas estradas ver caminhões com pneus totalmente “carecas”.
Como o cansaço é um dos principais companheiros e inimigos dos caminhoneiros, a regra de ouro para evitar acidentes é o descanso. Em longos percursos, fazer paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ao volante é uma medida preventiva.
O compartilhamento da via com bastante respeito aos demais condutores também deve ser levado a sério; já que pelo porte maior, o condutor do caminhão é responsável pelos veículos menores e também pelos pedestres. No mais, caminhoneiro, dê sempre a preferência e sinalize qualquer manobra. Você pode fazer muito por um trânsito mais seguro.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.