Matérias

Percepção de risco: equipamentos de proteção!

Escrito por Portal ONSV

02 NOV 2020 - 09H00

Transitar requer cuidado e atenção. Mas, além disso, temos também diversos equipamentos que foram criados única e exclusivamente para nos proteger. Porém, eles só têm eficácia se forem utilizados de forma correta. Você sabe quais são?

Assim como a legislação de trânsito foi feita para ordenar e proteger quem transita, os equipamentos foram concebidos a partir da percepção do risco que aquele veículo poderia causar durante o manuseio.

As indústrias fabricantes de veículos automotores ou mesmo de bicicletas, trabalham incessantemente para propiciar mais segurança para quem está dentro e fora desses veículos ou pedalando. A preocupação com os equipamentos de segurança é crescente e pública.

Porém, se o equipamento não for usado corretamente, de nada adiantará. É assim como o cinto de segurança que dede 1957 salva milhões de vidas mundo afora. É assim com o capacete para os motociclistas, com as três formas de cadeirinhas para bebês e crianças, enfim, todos os equipamentos de proteção tem uma utilização correta, caso isso não seja cumprido à risca, de nada adianta tanto trabalho da engenharia, da indústria, dos pesquisadores e estudiosos do tema.

Por isso, antes de dirigir, pedalar, trafegar de motocicleta, conheça quais são os equipamentos que lhe protegem. Aprenda a usá-los e não abra mão dessa segurança.

Mas, além disso, é preciso também partilhar do conhecimento. Ensine as crianças do quão importante é fazer o correto pelas ruas e rodovias. Respeitar o outro, respeitar a legislação, respeitar a si mesmo. Manter seu carro ou moto em dia quanto as revisões também fazem parte da sua segurança. Cuidar da segurança de quem vai com você, também é sua obrigação. Mas, ao invés da obrigação, faça isso por amor.

E, por último, é fundamental que você oriente a todos que estão ao seu redor, sobre os cuidados no trânsito. Afinal, quanto mais respeitoso e cordial forem as relações nos espaços públicos, mais segurança teremos em todos os lugares. Conheça o risco, proteja a vida. Programa Laço Amarelo.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.