Discutir propostas e ações para o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Esse foi o objetivo da primeira audiência pública realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 17 de abril, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) esteve representado no encontro por Jorge Tiago Bastos, professor doutor do Departamento de Transportes - Setor de Tecnologia, da Universidade Federal do Paraná, que discorreu palestra sobre o regime de metas de redução de índice de mortes por habitantes e por veículos, que leva em consideração os números de mortes por estado.
Este foi o primeiro encontro de uma série de cinco que acontecerão em todo o Brasil, convidando a sociedade para debater as medidas que serão adotadas a partir do Pnatrans. As audiências públicas foram previstas na Lei 13.614, publicada pelo presidente da República em janeiro deste ano, visando a construção das metas dos órgãos de saúde, de trânsito, de transporte e de justiça visando reduzir em 50% os índices de mortes e lesões em acidentes de trânsito.
O Pnatrans foi sancionado no último dia 11 de janeiro, através da Lei federal 13.614. O objetivo principal é reduzir significativamente, em dez anos, o índice de mortes no trânsito brasileiro.
[vc_gallery type="nivo" interval="3" images="18479,18480,18481" img_size="600x337"][vc_column_text]Posição do OBSERVATÓRIO
Ainda que positivo, o plano deveria ter sido adotado em 2010, quando foi estipulada a Década de Ações para a Segurança no Trânsito determinada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que prevê aos países ações para estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito até 2020. Ainda sim, o Pnatrans vem contribuir com o que já está em andamento pela ONU, pois vai fazer com que cada cidade fique atenta e cumpra suas metas.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"]
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.