Por Portal ONSV Em Programa Educa Atualizada em 08 JAN 2024 - 11H14

Diferentes tipos de pessoas e diferentes necessidades

Localização: Campina Grande-PB

A professora de Português Jocélia, trabalhou LEITURA VERBAL e NÃO VERBAL, introduziu Limites de Velocidade, juntamente com os alunos trabalharam a velocidade máxima permitida nas proximidades da escola (30km). Falou sobre os DOIS tipos de linguagem utilizadas no Brasil: a linguagem dos sinais e a língua portuguesa.  Ao final, foi pedido aos alunos que transformassem os símbolos expostos na página 65 do livro EDUCA numa história narrativa, trabalhando assim a conversão da linguagem NÃO VERBAL em VERBAL.

 Já a professora Glauciara, de Geografia, trabalhou os Diferentes tipos de Pessoas e Diferentes Necessidades. Enfatizou que cada um tem suas necessidades e responsabilidades inclusive no trânsito. Que vivemos dentro de um mesmo espaço geográfico e que para possamos viver de forma harmoniosa e segura precisaremos entender que temos direitos e deveres que precisam ser respeitados.

Fez um diálogo de como cada um chegou na escola e utilizou as páginas 7, 8 e 15 do livro EDUCA e falou dos meios de transporte e montou junto com os alunos a construção de uma via.

A professora, junto aos alunos desenvolveu a construção de uma avenida onde todos os alunos puderam participar colocando elementos que compõem o trânsito (o homem, a via e os veículos). Estrategicamente ela foi distribuindo em ordem os elementos de forma que ao apresentar por exemplo a faixa de pedestre já existia na via a presença de pedestres em algum lugar. Ao apresentar o semáforo veículos já haviam sido distribuídos na via.

Depois dos veículos na via, foi dado as placas com velocidade máxima permitida. Introduziu acessibilidade e o respeito que precisamos exercitar com essas pessoas. Além disso, foram colocados animais na via. Ao  colocar escola também foi implementada a placa de passagem de estudantes. 

Considerando que temos via e trânsito, percebeu a necessidade da implementação também de um semáforo. Propositadamente a professora introduziu um veiculo na contra mão. Foi uma aula muito prazerosa, super dinâmica e de muito conhecimento para todos. Além disso, os alunos muito participativos. 

Na aula de História, a professora Ana Rita trabalhou as Contribuições Romanas para os dias de hoje. Falou-se desde a língua utilizadas por eles, bem como o uso dos Algorismos Romanos e sua importância. Levou os alunos a refletirem onde utilizamos os algarismos romanos. Assim, foi citado para representar os séculos e também as leis. Pegou-se o gancho da resposta lei, e introduziu a Constituição Brasileira, como também o CTB (código de trânsito Brasileiro), local onde está escrito as leis de trânsito. 

Também foi trazido pra turma a questão da contribuição quanto a ENGENHARIA, e foi apresentada as estradas de antigamente e de hoje. As estradas eram construídas com o intuito de facilitar a locomoção do exército romano para as regiões principais que haviam sido tomadas por ele. Procuravam construir essas estradas de forma plana, até porque o meio de transporte utilizado por eles eram de tração animal.

E hoje?  As estradas possuem o mesmo formato? O que mudou, e o que foi preciso ser feito para que essas estradas possam transmitir segurança para quem trafega por elas? Quais os meios de transportes que temos atualmente? Os alunos citaram que hoje a maioria eram asfaltadas, com pinturas no solo, com placas de sinalização, radares, etc. Também falou-se da evolução dos meios de transporte, bem como também, ainda nos dias atuais, encontramos veículos de tração animal nas vias.

Aproveitou para fazer um comparativo com as placas de sinalização, que já existiam desde da Roma antiga,  que serviam para indicar uma função e orientar os romanos na ida e vinda ou em homenagem ao seu criador. Tabalhou as placas de sinalização nos dias de hoje, inclusive a diferença existentes entre elas (regulamentação, advertência e indicação). Também falamos sobre as tábuas romanas que serviam para mostrar quais os direitos que eles tinham e comparou ao nosso CTB. Foi feito um comparativo com a forma de medir as distâncias de antes e hoje. Antigamente usava-se o miliário, objeto de pedra colocado a margens das estradas para medir as milhas. Hoje, encontrarmos nas placas de indicação essas informações. 







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