Os cuidados dos ciclistas com a segurança são abordados no quadro Momento Segurança no Trânsito desta semana. O programa destaca que ciclistas conscientes devem não deixar nunca de usar capacete, luvas, óculos, roupas claras e colete reflexivo. O calçado também é importante para a segurança de quem anda de bike. Portanto, ele deve se lembrar de nunca pedalar descalço ou de chinelo e que o calçado mais adequado quando se sai de bicicleta é o tênis.
As bicicletas devem, ainda, ser equipadas com retrovisor, campainha ou buzina, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e em pedais. O programa ressalta que a presença de alguns dispositivos em bicicletas é definida pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB; farol branco na frente, vermelho atrás com opção pisca-pisca.
O ciclista consciente deve, antes de sair, verificar as condições do freio e dos pneus. Deve também nunca se esquecer que o respeito é fundamental para a segurança no trânsito.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.