Quando o tema são os cuidados que devemos ter com as portas de veículos, existem orientações que devem ser observados por todos.
Motoristas e passageiros só devem acessar e sair do veículo com todo cuidado.
O Código de Trânsito destaca essa preocupação no artigo 49, que define que todo condutor e os passageiros deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer, só depois de certificarem que a atitude não traga perigo para ele ou aos outros usuários da via.
Esse mesmo artigo destaca que o embarque e desembarque também devem ocorrer sempre do lado da calçado, exceto o do condutor (parágrafo 1º).
Entrar e sair rapidamente do carro, após observar a circulação, inclusive olhando os retrovisores e espelhos, também podem minimizar riscos. Muita gente abre a porta do carro, deixa aberta por longo tempo e esquece que a rua é espaço de circulação de todos.
Mas se quem está dentro do carro deve estar atento, quem passa pelos veículos também precisa ser cuidadoso. Ciclistas e motociclistas devem reduzir a velocidade ao observar veículos estacionando ou parados com condutores e passageiros, pois sempre existe a possibilidade dos condutores abrirem a porta repentinamente.
Uma medida também preventiva em relação às portas de veículos diz respeito ao transporte de crianças. Crianças devem ser transportadas nos assentos centrais, quando acompanhadas de adultos, reduzindo o risco da proximidade das portas. Não é incomum o registro de acidentes com crianças que abrem as portas do carro de surpresa. Até mesmo em viagens de táxis, isso pode ocorrer.
Os condutores também devem acionar a trava das portas traseiras, quando transportarem crianças. Assim, podem dirigir com muito mais tranquilidade e controlar o embarque e desembarque desse público.
E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.
Com participação do OBSERVATÓRIO, 99 lança nova etapa de programa voltado à segurança de motoristas mulheres
Na última terça-feira, 15 de julho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária participou do lançamento da nova fase do programa 99 Mais Mulheres, promovido pela 99 — empresa mantenedora do OBSERVATÓRIO — em um evento realizado na cidade de São Paulo.
PL das Velocidades Seguras: Projeto de Lei busca reduzir as mortes no trânsito no Brasil
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a regulamentação dos radares de velocidade média
Na última quarta-feira, dia 9, o Mobilidade Estadão publicou uma reportagem sobre a possível regulamentação do uso de radares de velocidade média no Brasil. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para comentar o tema e apresentar a visão da entidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.