Matérias

Quando o tema são as portas do veículo, há recomendações para todos!

Escrito por Portal ONSV

15 FEV 2016 - 09H28

Entrar e sair do carro são atos tão rotineiros que muita gente faz isso sem prestar a menor atenção; e, na direção, a atenção é uma atitude obrigatória, que preserva vidas.

Quando o tema são os cuidados que devemos ter com as portas de veículos, existem orientações que devem ser observados por todos.

Motoristas e passageiros só devem acessar e sair do veículo com todo cuidado.

O Código de Trânsito destaca essa preocupação no artigo 49, que define que todo condutor e os passageiros deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer, só depois de certificarem que a atitude não traga perigo para ele ou aos outros usuários da via.

Esse mesmo artigo destaca que o embarque e desembarque também devem ocorrer sempre do lado da calçado, exceto o do condutor (parágrafo 1º).

Entrar e sair rapidamente do carro, após observar a circulação, inclusive olhando os retrovisores e espelhos, também podem minimizar riscos. Muita gente abre a porta do carro, deixa aberta por longo tempo e esquece que a rua é espaço de circulação de todos.

Mas se quem está dentro do carro deve estar atento, quem passa pelos veículos também precisa ser cuidadoso. Ciclistas e motociclistas devem reduzir a velocidade ao observar veículos estacionando ou parados com condutores e passageiros, pois sempre existe a possibilidade dos condutores abrirem a porta repentinamente.

Uma medida também preventiva em relação às portas de veículos diz respeito ao transporte de crianças. Crianças devem ser transportadas nos assentos centrais, quando acompanhadas de adultos, reduzindo o risco da proximidade das portas. Não é incomum o registro de acidentes com crianças que abrem as portas do carro de surpresa. Até mesmo em viagens de táxis, isso pode ocorrer.

Os condutores também devem acionar a trava das portas traseiras, quando transportarem crianças. Assim, podem dirigir com muito mais tranquilidade e controlar o embarque e desembarque desse público.

E por fim, vale a regra da atenção pra todos. Ao entrar no veículo cheque ainda se as suas portas estão travadas. Assim você nunca poderá ter surpresas desagradáveis com a abertura súbita. E não receber aquela buzina ou sinal de outros motoristas tentando te avisar que sua porta está aberta.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.