Matérias

Receber ou enviar mensagens em celulares aumenta em 400% os riscos de acidentes no trânsito, diz pesquisa

Escrito por Portal ONSV

27 ABR 2015 - 19H00

"660x200"

Uso do celular é uma das principais preocupações das entidades que atuam na segurança viária no Brasil e no mundo

Ramalho explica que a situação é ainda mais grave com a disseminação dos aplicativos de “texting” (troca de mensagens ou SMS), uma vez que os riscos sobem vertiginosamente. Ele conta que pesquisas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluíram que o hábito de checar mensagens de texto amplia em 400% as chances de acidentes nas vias.

“No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro”, explica.

Ramalho destaca também que mais grave é o fato do motorista decidir responder essas mensagens. Nos Estados Unidos, 78% dos adolescentes e jovens declaram já ter lidos SMS ao volante e 71% afirmaram já ter escrito uma mensagem enquanto dirigiam. Esses dados são da Agência de Segurança nas Rodovias Americanas (NHTSA).

Vale destacar que o uso de SMS pelos jovens traz ainda uma questão adicional, se já é perigosa tal prática para todos, para quem está iniciando no ato de dirigir, isso é alarmante e precisa ser combatido.

A questão é tão importante que o Observatório dedicou um capítulo do tema na publicação Retrato da Segurança Viária, em 2014, que traz um cenário do trânsito no Brasil, ao longo das últimas décadas. Além disso, dentre os vários vídeos educativos que o Observatório produz para disseminar a cultura da segurança viária, vários deles se referem ao celular em diversas situações (https://www.onsv.org.br/categoria/observar)

Além disso, a recomendação é que nem o pedestre use o celular enquanto caminha. A distração pode ser fatal ao pedestre enquanto fala ou digita mensagens no aparelho celular.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.