Mesmo durante a quarentena, multas por embriaguez aumentaram 200% em São Carlos, interior do estado de São Paulo, conforme apresentou a reportagem do jornal da EPTV 2ª Edição, emissora afiliada da Rede Globo, na região de São Carlos. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária foi procurado para analisar esses dados.
Conforme dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), São Carlos registrou aumento de multas relacionadas à embriaguez ao volante de 200% entre abril e junho. Foram 05 multas em abril, 15 em maio e 08 em junho.
Apesar do período de quarentena, devido à pandemia de Covid-19, muitas pessoas não respeitaram o isolamento social, ação que gerou esse aumento no número de infrações de trânsito, conforme explica Marcius D’Ávila, coordenador do OBSERVATÓRIO.
“Com o aumento do consumo de bebida alcoólica durante a pandemia e com a suspensão das notificações pelo Denatran que teve essa ordem, as pessoas estavam achando que não haveria fiscalização nas ruas. Então, teve esse aumento que está sendo generalizado, nós estamos acompanhando isso pelo Brasil todo, não só na região de vocês”, diz.
Dirigir embriagado é considerada infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pode ter o carro apreendido e pagar multa de R$ 2.934,70, além de ficar impossibilitado de dirigir por 12 meses.
Marcius adverte: “Ás vezes, você consegue enganar a Lei de Trânsito, o que você não consegue é enganar a Lei da Física”, encerra.
Assista à reportagem em: https://globoplay.globo.com/v/8884399/
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.