A madrugada e a noite são períodos em que muitos condutores preferem viajar para livrarem-se de congestionamentos, em especial em período de férias ou os que antecedem feriados prolongados, ou até mesmo do trânsito pesado de vários pontos ainda que em dias úteis. É comum quem, por exemplo, estenda seu horário de saída do trabalho simplesmente para livrar-se do trânsito.
Estas podem ser boas alternativas para quem prefere a tranquilidade das pistas, desde que os condutores se atentem a alguns detalhes que podem fazer a diferença entre um percurso seguro ou não. Dirigir durante a noite requer atenção redobrada do motorista, e veículos em boas condições de manutenção. Porque os perigos estão também relacionados ao sono, ao cansaço, á iluminação, às condições da via e, ainda, à imprudência.
Durante a noite o condutor pode sentir-se tentado a aumentar a velocidade, uma vez que o número de veículo nas vias costuma ser menor, o que, evidentemente, não é aconselhável. Nestes períodos do dia, além disso, algumas condições não propícias das vias – como buracos e animais cruzando a pista, por exemplo - podem até não serem identificadas em virtude da iluminação. Se estiver em alta velocidade as chances de o motorista não perceber ou não notar com a antecedência necessárias este tipo de perigo e acabar se envolvendo em acidentes, muitas vezes de consequências gravíssimas.
Portanto, manter as luzes e faróis em perfeitas condições é fundamental para a segurança também de quem dirige à noite ou madrugada. Os faróis baixos devem, igualmente, estar bem regulados e serem usados corretamente a fim de evitar ofuscamento que pode causar ‘cegueira momentânea’ no condutor que vier no sentido oposto, o que também pode provocar acidente. Já o farol alto deve ser utilizado somente quando necessário.
Se preferir viajar durante a noite o condutor deve programa-se para paradas de descanso. Isso é importante porque a probabilidade de dormir ao volante sem que sequer perceba é maior no período noturno e se agrava se estiver cansado.
OBSERVATÓRIO participa de assembleia de Associados da ABEETRANS
Na última quinta-feira, 26 de junho, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária marcou presença na Assembleia dos Associados da ABEETRANS (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito), realizada no Hotel Meliá-Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu mais de 100 participantes, entre associados, convidados e autoridades do setor de trânsito e mobilidade urbana.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a falta de motociclistas habilitados no Brasil
No último sábado, dia 28, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, concedeu entrevista para o Jornal Nacional, da TV Globo, sobre a baixa taxa de motociclistas habilitados no Brasil e os fatores que contribuem para esse cenário.
CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre sinistros de trânsito na região do Vale do Paraíba, em São Paulo
Na última quarta-feira, dia 18, o Jornal Vanguarda realizou uma reportagem sobre os sinistros de trânsito nas cidades do Vale do Paraíba e suas principais causas. Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, concedeu entrevista para analisar os dados e comentar o cenário da região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.