Matérias

Seguro DPVAT: aumenta 186,8% apenas em ocorrências com motocicletas e ciclomotores no Mato Grosso do Sul; OBSERVATÓRIO comenta

Escrito por Portal ONSV

05 MAR 2020 - 13H00

Segundo o portal “Campo Grande News”, de 2009 a 2018, foram pagas 64.646 indenizações às vítimas de trânsito envolvendo motociclistas e ciclomotores, entre condutores, passageiros e pedestres em Mato Grosso do Sul. O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viára, José Aurelio Ramalho, falou com a repórter Rosana Siqueira para a produção da matéria.

De acordo com os dados do relatório da Seguradora Líder, no período de 10 anos – entre 2009 e 2018 -, os pagamentos feitos pelo Seguro DPVAT cresceram 186,8% apenas em ocorrências relacionadas às motocicletas e aos ciclomotores. Já os casos com invalidez permanente são os mais alarmantes: cresceram 358,9% passando de 1.024 benefícios em 2009, para 4.669 em 2019.

Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, lembra de alguns fatores que contribuíram para o aumento da frota de motocicletas em todo o país: “Temos a questão do déficit de transporte público no Brasil e do aumento da população nos grandes centros urbanos, que têm levado pessoas a buscar a motocicleta como meio de transporte, pela facilidade de acesso”, diz.

Ramalho também adverte que nem todos os condutores têm qualificação e preparo para usá-las com segurança: “O Código de Trânsito Brasileiro prevê que aulas de condução de motocicleta sejam executadas em vias públicas, ou seja, reproduzindo as condições normais de trânsito. E não há um Detran em nenhum estado da federação que cumpra essa legislação. Ou seja, o exame final é sempre em ambiente confinado”, alerta.

Relacionado ao relatório, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO adverte que há um período de até três anos para requerer o seguro DPVAT após o sinistro, o que pode gerar diferença entre o número de ocorrências do documento e os que ocorrem efetivamente a cada ano. “Os dados do Datasus, do Ministério da Saúde, demonstram que está havendo uma queda no número de mortos nos últimos três anos”, encerra.

Leia a matéria completa em: https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/em-10-anos-dpvat-triplica-numero-de-indenizacoes-para-quem-anda-sobre-2-rodas

Foto: Campo Grande News

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.