Matérias

Sergipe apresenta o melhor desempenho na redução das mortes no trânsito, em 2014, no Brasil

Escrito por Portal ONSV

23 MAR 2016 - 09H28

Espírito Santo e Pernambuco são destaques positivos também.

"banner-sergipe"

Enquanto todas as regiões do país apresentaram aumento no número de mortes no trânsito  em 2014 e o Sudeste ficou com o pior desempenho, com crescimento de 4% da violência traduzida em óbitos, três estados do país conseguiram um importante feito. Sergipe, Espírito Santo e Pernambuco apresentaram reduções expressivas na violência nas vias. Os números comprovam.

Sergipe registrou queda de 20% nas fatalidades no trânsito; o Espírito Santo reduziu 9,8 dos óbitos e completando esse trio, Pernambuco alcançou uma redução de 7% na mortalidade nas vias e rodovias daquele estado.

Mas se por um lado, esses estados têm a comemorar; do outro, Tocantins, Maranhão e Ceará têm motivos para ficar em alerta com a segurança viária. Esses três estados apresentaram os piores desempenhos em mortalidade no trânsito em 2014, comparando-se os dados de 2013/2014. Em Tocantins, o crescimento das mortes foi da ordem de 13,3%; o Maranhão registrou 12,4% no crescimento dos óbitos no trânsito e o Ceará, 10,9%, considerando os comparativos anuais.

Quando se observa a fatalidade no país que também registrou aumento de 2% no comparativo 2013/2014, os números desses estados preocupam ainda mais; pois apresentam faixas de crescimento muito maiores. 43.075 morreram no trânsito no país, de acordo com informações do DataSUS, em 2014. E os números ainda são preliminares.

Voltando-se à análise por regiões, depois da Região Sudeste com 4% de aumento, fica o Norte com 1,7% também de crescimento; Centro-Oeste (+1,0%), Nordeste (+0,8%) e a Sul (+0,2%) ficou com praticamente o mesmo número.

Na região Sudeste, o Espírito Santo foi o único Estado a apresentar queda no número de mortes na comparação com o ano anterior.

Na região Sul, Paraná e Rio Grande do Sul tiveram resultados favoráveis, porém o aumento ocorrido no estado de Santa Catarina resultou em um cenário desfavorável para a região.

No Centro-Oeste, o estado do Mato Grosso foi o único a apresentar valores mais favoráveis em 2014 – com uma queda de em torno 5%, ao passo que todos os demais estados da região tiveram um aumento do número de mortes no trânsito.

Mortes por estados e regiões brasileiras – variação. Em vermelho, o pior desempenho; e, em verde, o melhor, em cada região

Região   UFVariação do número de mortes de 2013 para 2014
NORTEAcre5,4%
Amapá0,0%
Amazonas0,9%
Pará0,4%
Rondônia-3,7%
Roraima-3,3%
Tocantins13,3%
NORDESTEAlagoas5,7%
Bahia-4,2%
Ceará10,9%
Maranhão12,4%
Paraíba-4,5%
Pernambuco-7,0%
Piauí6,4%
Rio Grande do Norte-6,7%
Sergipe-20,0%
SUDESTEEspírito Santo-9,8%
Minas Gerais2,3%
Rio de Janeiro5,3%
São Paulo6,9%
SULParaná-3,2%
Rio Grande do Sul-1,4%
Santa Catarina8,6%
CENTRO-OESTEDistrito Federal2,4%
Goiás3,7%
Mato Grosso-5,1%
Mato Grosso do Sul2,3%

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.