Matérias

Usar cinto no banco traseiro é atitude responsável e pode preservar vidas

Escrito por Portal ONSV

04 OUT 2016 - 10H33

OBSERVATÓRIO reforça necessidade de utilização e explica consequências do não uso em caso de colisão

A ação é rápida é fácil. Basta estendê-lo e prendê-lo ao redor do corpo. Simples demais, mas que pode salvar vidas. A ação referida diz respeito ao uso do cinto de segurança que, se é comum entre os passageiros dos bancos dianteiros, ainda enfrenta resistência para quem viaja no banco de trás. A importância da utilização do cinto no banco traseiro foi um dos temas da edição de 2016 do Movimento Maio Amarelo, coordenado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Embora a legislação determine o uso dos cintos para todos os ocupantes de veículos, muitos passageiros acreditam que por estarem no banco de trás estarão menos susceptíveis aos acidentes. Este, porém, é um engano gigantesco, considerando, inclusive, que a falta do cinto de segurança aumenta em até 40% a probabilidade de ferimentos, ou mesmo de morte, em acidentes. Segundo dados da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o cinto de três pontas (comuns nos automóveis atuais) pode reduzir em 70% danos à coluna; 56% cabeça e tórax e em até 45% no abdome.

Para exemplificar; se um veículo colidir com uma barreira à sua frente a uma velocidade de 60 km/h, por conta da velocidade o corpo da pessoa se deslocará para frente, e, sem o dispositivo de segurança, se chocará com os bancos dianteiros. Só que o peso do corpo da pessoa neste caso, será de cerca de uma tonelada. Numa colisão assim, todos os ocupantes do veículo serão arremessados na mesma direção e à mesma velocidade que o veículo vinha desenvolvendo. Nessa colisão, quem está atrás e sem cinto, é jogado para frente a 60km/h contra o encosto.

Em colisão frontal, o corpo do passageiro também é jogado para cima, já que a traseira do veículo é levantada e suas rodas de trás saem rapidamente do chão. Desse modo, o passageiro pode bater a cabeça no teto e seu corpo, ao mesmo tempo, continuará a ‘viagem’ para frente, o que pode ocasionar fricção no pescoço e até mesmo lesão cervical que pode afetar a medula.

Numa colisão, o passageiro do banco traseiro que estiver sem o cinto de segurança pode ser arremessado para fora do veículo depois de ter atravessado o para-brisa. E até que isso ocorra o impacto do seu corpo sendo arremessado pode provocar ferimentos graves ou até mesmo fatais ao motorista ou passageiros dos bancos da frente.

Portanto, usar o cinto de segurança mesmo estando no banco de trás é indispensável para danos ao passageiro em caso de acidente. E mais que atitude para cumprir a determinação legal, serve para preservar a integridade física e até mesmo a vida não apenas do passageiro que viaja atrás mas também dos que vão à sua frente.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Atraso_licitacao_transporte_publico_recife_pe
Observadores Certificados

Atraso na licitação do transporte público do Recife/PE gera transtorno aos usuários

A Rádio Jornal Pernambuco informou que os usuários do transporte público da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, terão que esperar mais para que a licitação das linhas de ônibus seja concluída. A previsão do governo pernambucano é que esse processo seja finalizado somente em 2026. Na última sexta-feira (12), o mestre em Inovação e Desenvolvimento para o Trânsito e Observador Certificado, Emanoel Silva, falou à Rádio Jornal sobre a importância dessa licitação e o impacto da qualidade do transporte público na vida das pessoas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.