Matérias

Veículo sem balanceamento pode comprometer a segurança

Escrito por Portal ONSV

09 JAN 2017 - 11H21

Procedimento tem como função melhor a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, garantindo maior conforto ao condutor

Trafegar com segurança pelas vias vai além de atenção ao redor, respeito às regras de trânsito. Os cuidados com o veículo são parte importante da segurança no trânsito. E entre eles, dirigir um veículo balanceado pode garantir a não ocorrência de sobressaltos.

Simplificando, balanceamento é um procedimento para equilíbrio do conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo. Sua função é melhorar a estabilidade do veículo e, por consequência, sua dirigibilidade.

Ele, assim como o alinhamento, está diretamente ligado á suspensão do carro e, apesar de serem procedimentos bem diferentes, andam de mãos dadas, já que regulam trepidações que podem ocorrer na direção, evitando o desgaste irregular dos pneus e possíveis acidentes decorrentes.

É preciso balancear o veículo para que fique equilibrado e o motorista, acima de tudo, se sinta confortável com a direção. Quando os pneus sofrem colisões ou atritos muito fortes, ficam mais desgastados e, em sua maioria, mais desgastados em um dos lados.

Se o motorista sentir trepidações na carroceria, por exemplo, é possível que haja desbalanceamento das rodas traseiras. Se as trepidações forem sentidas na direção, há possível desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos são importantes.

O balanceamento direciona os pneus, quando tortos, para o ângulo correto. Esse procedimento pode ser feito de duas formas, usando o balanceador local (no próprio carro, sem retiraras rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do carro).

Existem alguns tipos de desbalanceamento. Um deles é o estático, desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda. Esta vibração é similar à causada por uma roda deformada ou fora de centro. O desequilíbrio estático tende a fazer a roda ‘pular’. Sua vibração é sentida em velocidades próximas a 60 km/h e aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.

O outro é o desbalanceamento dinâmico, que começa a ser sentido quando a rotação veicular entra na chamada ressonância; isto é, a partir dos 70/80 km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear para os lados.

Deixar de fazer o balanceamento periódico traz alguns problemas. Confira quais:

– Vibrações no volante do veículo

– Desconforto para o motorista devido às trepidações

– Perda de tração, estabilidade e dirigibilidade

– Dificuldade em manter o veículo na trajetória

– Desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção

– Diminuição da vida útil dos pneus devido ao desgaste irregular

– Diminuição da vida útil dos componentes da suspensão do carro

De igual modo, confira quais as orientações para saber quando realizar o balanceamento de seu veículo, de acordo com orientações de algumas grandes fabricantes de pneus:

– Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados

– Quando forem trocados por novos

– Quando for feito rodízio de pneus

– Quando o motorista sentir qualquer vibração estranha no volante

– Quando efetuar reparo na câmara de ar dos pneus

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.