Matérias

A importância de ver e de ser visto para segurança no trânsito

Escrito por Portal ONSV

08 FEV 2017 - 11H06

Motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres devem estar atentos às condições que podem garantir que estejam vendo e sendo vistos

Trafegar com segurança requer o cumprimento de várias regras e determinadas condições; ver e ser visto é uma delas.  Essa condição vale para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, uma vez que a falta de visibilidade, de enxergar o que está na pista a tempo de tomar as decisões adequadas, por exemplo, é uma das sérias causas de acidentes.

No trânsito, diversos fatores podem interferir negativamente na visibilidade do condutor, como condições climáticas, luminosidade, tipo de veículo, películas que eventualmente tenham sido aplicadas no veículo, a boa regulagem dos retrovisores (para minimizar os efeitos do ponto cego), entre outros. Portanto, estar atento a esses fatores é de fundamental importância para o ato de ver.

No caso de estar trafegando em situação de neblina, quando a visibilidade pode ser altamente comprometida, o ideal para enxergar e poder trafegar em segurança é o condutor reduzir a velocidade, acender a luz baixa e o farol de neblina. Já em vias com pouca iluminação é indispensável que os faróis estejam bem regulados; nestas condições o farol alto pode ser usado, desde que não haja outros veículos transitando no local, já que o farol alto pode prejudicar a visibilidade de outros condutores.

Se estiver em uma motocicleta, o condutor deve ter cuidados especiais para ver, como circular afastado  de outros veículos (evitando, assim, estar na área do ponto cego do outro motorista) e estar atento ao mudar de faixa.

De modo semelhante, o ‘ser visto’ depende também de algumas condições, entre elas, a comunicação por setas, sinais de braço e as perfeitas condições das luzes do veículo. No caso de motociclistas e ciclistas, além das luzes e sinais, o uso de reflexivos nas motos e nas roupas podem também fazer a diferença entre ser ou não ser visto no trânsito, especialmente durante a noite.

No caso dos pedestres, para que sejam vistos nas vias, é indicado evitar cruzar as ruas em pontos que dificultem sua visualização, como postes, árvores ou outros veículos. Pedestres conscientes devem evitar, sempre, travessias fora das faixas exclusivas para esta finalidade, ou seja, a faixa de pedestres.

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.