OBSERVATÓRIO | Chuvas exigem maior cuidado com veículo e atenção do condutor
6165
post-template-default,single,single-post,postid-6165,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Chuvas exigem maior cuidado com veículo e atenção do condutor

Chuvas exigem maior cuidado com veículo e atenção do condutor

Pneus,  freio,  luz de freio,  para-brisas e seta em boas condições fazem a diferença ao trafegar nessa condição

Embora fracas, as chuvas constantes neste final de Outono, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país, oferecem riscos aos condutores de veículos, seja nas vias urbanas ou nas rodovias. No interior de São Paulo, por exemplo, desde o final de maio, elas têm ocorrido várias vezes em um único dia em algumas localidades.

A chuva é uma das principais causas de acidentes graves nas vias e rodovias do país. E os condutores de veículos devem estar atentos ao trafegarem nessas condições. O engenheiro Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) alerta que alguns cuidados com o veículo devem ser redobrados para enfrentar este período.

Segundo ele, estar atento às condições dos pneus, ao freio e à luz de freio é fundamental para que acidentes sejam evitados. “A luz de freio é o alerta para o condutor que vem atrás, em caso de necessidade de ter de frear o veículo. Se a luz estiver queimada, por exemplo, ele não perceberá a frenagem do veículo que o antecede, correndo o risco de uma colisão ocorrer”, explica.

A ocorrência de chuva faz também com que as pistas fiquem escorregadias,  o que pode provocar deslizamento em casos de mudanças de faixa ou de freadas bruscas. As poças d´àgua que se formam podem provocar a perda de direção do veículo.

O aconselhável, orienta Guimarães, é que os pneus do veículo estejam em boas condições,  para garantia da aderência ao asfalto, reduzindo desse modo, os riscos em pistas molhadas. Assim como eles, o freio e as luzes do veículo devem estar em perfeitas condições. Limpadores de para-brisa, igualmente, quando em boas condições de uso, têm importância relevante na garantia de uma direção segura em períodos de chuvas. Veja abaixo algumas dicas para enfrentar essa condição climática.

– Mantenha sempre em boas condições os pneus, freio, luz de freio e faróis

– Pneus devem estar bem calibrados

– Evite frear bruscamente

– Utilize o ar-condicionado, ou o desembaçador, ou, ainda, abra um pouco os vidros para que o ar circule no interior do veículo, evitando, assim, que os vidros fiquem embaçados

– Mantenha distância segura do veículo que vai à sua frente

– Quando for mudar de faixa sinalize com a seta

Sem comentários

Escreva um comentário