OBSERVATÓRIO | Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente
8734
post-template-default,single,single-post,postid-8734,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente

Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente

Uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora

Pode até não parecer, mas seu comportamento no trânsito e a preservação do meio ambiente têm ligação, já que o uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora.

O mundo vive período de preocupação com as condições do ar. O governo da China, recentemente, anunciou medidas para diminuir a poluição atmosférica, um dos grandes problemas daquele país.

Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado no domingo, 6 de março, apontam que problemas ligados à poluição ambiental (entre eles a do ar) são responsáveis pela morte de 1,7 milhão de crianças no mundo. Há também a poluição sonora, que gera, igualmente, danos à saúde.

Pedestres e condutores que ficam expostos à emissão de gases poluentes e aos ruídos gerados no trânsito, além de problemas respiratórios, podem desenvolver problemas cardiovasculares, além de quadros graves de estresse.

Portanto, medidas que auxiliem a reversão desse quadro, quando adotadas por condutores, são bem-vindas, por menores que sejam. Muitas delas, inclusive, além de contribuir para benefício do meio ambiente proporcionam economia. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, indica algumas delas.

– Fazer manutenção periódica do motor, mantendo-o bem regulado evita a emissão excessiva de gases nocivos à atmosfera e proporciona economia aproximada de 10% no consumo de combustível. Motor bem regulado também diminui a emissão de ruídos.

– Controlar a pressão dos pneus, já que se estiver muito baixa, aumenta o consumo de combustível.

– Manter a bateria carregada e em boas condições de uso.

– Usar a buzina somente quando for estritamente necessário.

– Conservar o óleo do motor sempre no nível determinado.

– Evitar reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso.

– Tentar manter uma velocidade constante, respeitando a sinalização.

É importante também não jogar lixo nas vias. Mantenha sempre uma pequena lixeira (que pode ser uma sacola ou um acessório específico para isso) dentro do veículo.

Sem comentários

Escreva um comentário