Loader
Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente
8734
post-template-default,single,single-post,postid-8734,single-format-standard,bridge-core-2.3.6,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-22.2,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.2.0,vc_responsive

Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente

Comportamento no trânsito pode colaborar com o meio ambiente

Uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora

Pode até não parecer, mas seu comportamento no trânsito e a preservação do meio ambiente têm ligação, já que o uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora.

O mundo vive período de preocupação com as condições do ar. O governo da China, recentemente, anunciou medidas para diminuir a poluição atmosférica, um dos grandes problemas daquele país.

Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado no domingo, 6 de março, apontam que problemas ligados à poluição ambiental (entre eles a do ar) são responsáveis pela morte de 1,7 milhão de crianças no mundo. Há também a poluição sonora, que gera, igualmente, danos à saúde.

Pedestres e condutores que ficam expostos à emissão de gases poluentes e aos ruídos gerados no trânsito, além de problemas respiratórios, podem desenvolver problemas cardiovasculares, além de quadros graves de estresse.

Portanto, medidas que auxiliem a reversão desse quadro, quando adotadas por condutores, são bem-vindas, por menores que sejam. Muitas delas, inclusive, além de contribuir para benefício do meio ambiente proporcionam economia. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, indica algumas delas.

– Fazer manutenção periódica do motor, mantendo-o bem regulado evita a emissão excessiva de gases nocivos à atmosfera e proporciona economia aproximada de 10% no consumo de combustível. Motor bem regulado também diminui a emissão de ruídos.

– Controlar a pressão dos pneus, já que se estiver muito baixa, aumenta o consumo de combustível.

– Manter a bateria carregada e em boas condições de uso.

– Usar a buzina somente quando for estritamente necessário.

– Conservar o óleo do motor sempre no nível determinado.

– Evitar reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso.

– Tentar manter uma velocidade constante, respeitando a sinalização.

É importante também não jogar lixo nas vias. Mantenha sempre uma pequena lixeira (que pode ser uma sacola ou um acessório específico para isso) dentro do veículo.

No Comments

Post A Comment