Pode até não parecer, mas seu comportamento no trânsito e a preservação do meio ambiente têm ligação, já que o uso de veículos automotores está diretamente relacionado a dois tipos de poluição: a atmosférica e a sonora.
O mundo vive período de preocupação com as condições do ar. O governo da China, recentemente, anunciou medidas para diminuir a poluição atmosférica, um dos grandes problemas daquele país.
Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgado no domingo, 6 de março, apontam que problemas ligados à poluição ambiental (entre eles a do ar) são responsáveis pela morte de 1,7 milhão de crianças no mundo. Há também a poluição sonora, que gera, igualmente, danos à saúde.
Pedestres e condutores que ficam expostos à emissão de gases poluentes e aos ruídos gerados no trânsito, além de problemas respiratórios, podem desenvolver problemas cardiovasculares, além de quadros graves de estresse.
Portanto, medidas que auxiliem a reversão desse quadro, quando adotadas por condutores, são bem-vindas, por menores que sejam. Muitas delas, inclusive, além de contribuir para benefício do meio ambiente proporcionam economia. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, indica algumas delas.
– Fazer manutenção periódica do motor, mantendo-o bem regulado evita a emissão excessiva de gases nocivos à atmosfera e proporciona economia aproximada de 10% no consumo de combustível. Motor bem regulado também diminui a emissão de ruídos.
– Controlar a pressão dos pneus, já que se estiver muito baixa, aumenta o consumo de combustível.
– Manter a bateria carregada e em boas condições de uso.
– Usar a buzina somente quando for estritamente necessário.
– Conservar o óleo do motor sempre no nível determinado.
– Evitar reduções constantes de marcha, acelerações bruscas e freadas em excesso.
– Tentar manter uma velocidade constante, respeitando a sinalização.
É importante também não jogar lixo nas vias. Mantenha sempre uma pequena lixeira (que pode ser uma sacola ou um acessório específico para isso) dentro do veículo.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.