Matérias

Cuidados podem prolongar vida útil da bateria de seu veículo

Escrito por Portal ONSV

13 OUT 2016 - 12H07

 OBSERVATÓRIO dá dicas para garantia de maior durabilidade ao equipamento.

Seu veículo depende muito dela. Afinal, a bateria é uma fonte acumulativa de energia que tem como função armazená-la sob a forma química, que será transformada em energia elétrica quando o veículo solicitar. Serve para dar a partida no veículo, garantir a iluminação (tanto a interna quanto a externa) e para manter os sistemas elétricos e eletrônicos ativos quando o veículo estiver desligado.

Assim, é fundamental para o bom funcionamento de um veículo e, por conta disto, importante também para a segurança do condutor, de seus passageiros e de outros condutores com os quais divide as vias e rodovias. É da bateria, como se vê, que dependem os faróis, indispensáveis para que o veículo seja visto por pedestres e outros motoristas; as setas, importantes para sinalizar as intenções de manobras dos condutores, entre outros.

Em tempos de legislação que determina trafegar por rodovias durante o dia com os faróis acesos para garantia de maior segurança, o bom funcionamento da bateria ganha ainda mais importância. E não se esquecer de desligá-los quando chegar ao ponto de parada é um dos caminhos para garantia de sua durabilidade que, em média, fica entre 2 e 3 anos, mas a vida útil depende de alguns cuidados, como orienta o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária o seguir:

  • Antes de dar a partida, certifique-se que está tudo desligado.  A partida é um dos momentos em que a bateria é mais exigida. Se rádio, luzes, faróis e ar condicionado, por exemplo, estiverem ligados, a bateria estará sobrecarregada e sua vida útil, comprometida.

  • Se o veículo não for usado com frequência, é importante que o motor seja ligado pelo menos uma vez por semana e deixe o motor funcionando por pelo menos 5 minutos. A duração da bateria depende deste procedimento no caso de o veículo ficar sem utilização por longo período, já que veículos parados também consomem energia.

  • Verifique sempre se os terminais da bateria de seu veículo estão sujos ou corroídos. Para limpá-los basta usar uma esponja de aço e água. Mas não se esqueça: pra realização deste procedimento o veículo deve estar desligado.

  • Possuir um auxiliar de partida é sempre uma boa ideia, mesmo com todos os cuidados que garantem durabilidade maior do equipamento. Isso porque pode ocorrer de a bateria ‘arriar’ e, nesse caso, a tarefa de fazê-lo funcionar novamente é facilitada. O auxiliar é um aparelho responsável pela recarga da bateria sem necessidade da ‘chupeta’ ou de uma bateria extra. Com o auxiliar é possível ligar os polos da bateria e fazê-lo funcionar novamente.

  • Se for instalar acessórios eletrônicos no seu veículo, como rádio, alarme, rastreadores, entre outros, verifique a capacidade máxima da bateria.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.