Artigos

Evento de encerramento do Maio Amarelo 2018 premiou as melhores ações para a redução de acidentes de trânsito

Escrito por Portal ONSV

29 JUN 2018 - 17H29

Uma grande festa para coroar aqueles que fizeram a diferença por um trânsito mais seguro. Assim foi a cerimônia de encerramento do Maio Amarelo 2018, realizada nesta quinta-feira, dia 28 de junho, no auditório do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em Brasília-DF. O evento, recheado de emoção e boas práticas para a redução de acidentes no trânsito foi, este ano, sediado pela ABDER – Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem, e pelo DER-DF – Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, com apoio do Detran-DF – Departamento de Trânsito do Distrito Federal. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária é coordenador nacional do Movimento Maio Amarelo que, este ano, está em sua 5ª edição, atingiu mais de 7,5 milhões de pessoas em 27 países, somando mais de cinco mil ações no Brasil e repercutindo positivamente em mais de dez mil notícias publicadas pela imprensa. Foram mais de 93 mil curtidas nas páginas do Maio Amarelo nas redes sociais, mais de 33 mil acessos ao site www.maioamarelo.com

Além de representantes dos organizadores, diversas entidades ligadas ao trânsito nacional estiveram presentes. Entre elas a AND – Associação Nacional dos Detrans, o FOCOTRAN - Fórum dos Conselhos Estaduais de Tânsito, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto MOBIH.

No palco comandando a festa, o diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, criador do Movimento Maio Amarelo, chamou, um a um, os condecorados deste ano, com apoio da cerimonialista do evento, a jornalista Daniela Gurguel, que também participou da criação do Movimento.

A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores foi a patrocinadora da campanha Maio Amarelo 2018, cedida à sociedade para uso livre e agraciada com uma condecoração, recebida por Mauro Borges, diretor de relações governamentais da entidade.

Também recebeu condecoração a Agência Atua, de Sorocaba, que criou toda a campanha para o Maio Amarelo 2018 e foi representada por Carlos Bonassi, diretor estratégico da agência.

Premiados na iniciativa privada:

Categoria ouro: Thinkseg, Uber e Zoom Education;

Categoria prata: Bridgestone, Instituto Mobih e Pedal Paulista;

Categoria bronze: 3m do Brasil, Golsat, Iveco e Rodobens.

Premiados na iniciativa pública:

Categoria ouro: Prefeitura de Natal, DETRAN – PE, DER/DF e DETRAN – DF;

Categoria prata: DETRAN – Mato Grosso, Prefeitura Campina Grande (PB) e CET - Prefeitura do Rio de Janeiro;

Categoria bronze: DETRAN de Rondônia, Prefeitura de Blumenau – SC e URBES Sorocaba.

Premiados da imprensa:

Brasil Caminhoneiro, Auto+, Rádio CBN Notícias, Rádio TRÂNSITO –São Paulo (Grupo Bandeirantes de Comunicação) e a Revista Quatro Rodas (Editora Abril), reconhecida como destaque este ano. A premiação foi feita pelo ator da TV Globo e embaixador do Maio Amarelo, Tony Correa.

Premiado Desafio de Publicidade: O vencedor foi  Fernando Galvão, da Agência Via Ágil, de Piracicaba (SP).

Cidadão Laço Amarelo

O Cidadão Laço Amarelo deste ano é o tenente-coronel da Polícia Militar, Marco Andrade, coordenador geral da Operação Lei Seca no Rio de Janeiro, que em votação aberta ao público foi escolhido entre Ailton Brasiliense, presidente ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos e Christiane Yared, deputada federal pelo Estado do Paraná. O troféu ganho pelo tenente-coronel foi entregue pelo Cidadão Laço Amarelo de 2017, Francisco Garonce, que também é representante do Movimento Maio Amarelo no Distrito Federal. No primeiro ano de evento foi o deputado federal Hugo Leal o primeiro a receber o título.

Momentos emocionantes

Numa cerimônia repleta de aplausos e condecorações, o momento mais emocionante aconteceu quando os representantes do Movimento Maio Amarelo presentes no auditório foram convidados a subirem ao palco para justa homenagem.

Todos foram agraciados com medalhas e os três representantes que mais se destacaram por suas ações durante maio receberam troféus. São eles: Carmen Luciana de Carvalho (PE), Caroline Andreatta (PR) e Fábio Mello (RS).

Para fechar com chave de ouro o momento de reconhecimento às pessoas motivadas e que entrelaçaram suas vidas aos conceitos e ações do Maio Amarelo, Claudete Alves de Souza, coordenadora municipal de trânsito em Aparecida do Taboado (MS) foi chamada ao palco por suas incessantes e incansáveis ações durante o mês de maio. Ela movimentou sua cidade propondo que lojas, padarias e comércios em geral participassem do movimento colocando o amarelo em destaque. Emocionada, Claudete contou que sua motivação em fazer mais por um trânsito mais seguro surgiu depois de perder um irmão num acidente de carro. Com sua história e seu exemplo, ela tirou lágrimas dos presentes e recebeu a condecoração feita pelo OBSERVATÓRIO.

Exemplo desde pequena

Uma criança que participou do game Maio Amarelo Kids durante o mês de maio foi também premiada pela seu bom exemplo em se envolver com um tema difícil, mas que faz parte do seu cotidiano desde pequenina: o trânsito. O protocolo foi quebrado por Marcos Wesley, representante da Zoom Focus, que desenvolveu o game e Mayara e sua professora Elisângela, da escola Santa Mônica, de Pelotas (RS) receberam a homenagem.

Mais de 800 escolas do Brasil todo disponibilizaram o game Maio Amarelo Kids aos seus alunos.

As empresas e entidades patrocinadoras do Maio Amarelo também estiveram presentes. São elas:

Categoria ouro: Sascar e Raízen;

Categoria prata: - 3M do Brasil, CNSEG - Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização e Volkswagen do Brasil;

Categoria bronze: Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, Arval, Bayer, Sindseg-SP - Sindicado das Seguradoras do Estado de São Paulo, Uber e Ypê.

Ao final, o OBSERVATÓRIO agradeceu a presença de todos e destacou que as ações do Maio Amarelo devem acontecer durante todo o ano, a fim de reduzir o número de mortos no trânsito.

Veja todas as fotos do evento clicando aqui.

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_gallery interval="3" images="19016,19017,19018,19019,19020,19021,19022,19023,19024,19025,19026,19027,19028,19029,19030" img_size="full"][/vc_column][/vc_row]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.