Em 2014, mais de 350 entidades, empresas e órgãos governamentais apoiaram o movimento
O próximo mês é dedicado ao movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A escolha pelo mês é motivada pela proposta da ONU quando decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A intenção do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar o público-alvo em ações e divulgar informações.
A coordenadora do Maio Amarelo, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Natalia Gradin, afirma que o movimento, que está em seu segundo ano, já registra atividades programadas para boa parte dos estados, mas o mais importante é que as ações venham acompanhadas de mudanças de atitudes no transitar diário. “O movimento tem um objetivo comum que é diminuir o número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As pessoas precisam entender que a responsabilidade para um trânsito mais seguro depende de todos”, afirma.
O diretor de Marketing da Perkons e especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana, Luiz Gustavo Campos, acredita que iniciativas como o Maio Amarelo são essenciais para conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o alto número de vítimas de acidentes de trânsito. “A Perkons apoia o movimento. Esse é um momento importante para que todos possam pensar nas ações para melhoria do cenário que temos, mas é preciso que a mudança de comportamento também seja perceptível ao longo da Década.”, destaca.
Atividades programadas
O deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca e envolvido nas lutas relacionadas ao trânsito, destaca que as ações são voluntárias, ou seja, cada um realiza o que estiver ao seu alcance junto ao público que conseguir. “Algumas entidades estão programando caminhadas durante o mês de maio, outras já preparam o laço amarelo para vestir. Também sabemos que muitos estão se empenhando em confeccionar camisetas, materiais educativos, enfim, muita mobilização para que o trânsito seja motivo de conversas, conscientização e tudo isso se transforme em uma grande mudança de comportamento”, explica.
Para o deputado, a conscientização é a maior arma para mudar a realidade do trânsito no Brasil. “O mais importante é avaliarmos nosso comportamento em trânsito para que possamos entender que fazemos sim, parte do problema, mas também da solução. O mês de maio tornou-se para nós a hora da mobilização.”, acrescenta.
Em 2014, mais de 350 entidades, empresas e órgãos governamentais apoiaram o movimento. Mais de um milhão de pessoas foram impactadas pelas redes sociais. Foram registradas ações em oito países de três continentes. Para este ano, o movimento lançou um novo site onde o internauta pode acompanhar todos os eventos programados e também enviar ações para serem divulgadas. Mais informações na página oficial do Maio Amarelo.
Fonte: Perkons
Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária
O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não
O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.
Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional
Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.
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