OBSERVATÓRIO | Manutenção Preventiva
4628
post-template-default,single,single-post,postid-4628,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

Neste mês de dezembro, a Agenda Positiva aborda um tema que envolve questões importantes para a segurança de todos, para o bolso dos condutores e pode contribuir, de forma significativa, com o meio ambiente: a manutenção preventiva dos veículos. Todo condutor deve estar atento e cuidadoso para que seu veículo circule em condições adequadas.

É importante ressaltar que todo veículo sofre desgastes enquanto é utilizado, independente do cuidado do condutor; e para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais acertada e econômica.

Mas tem gente que acaba adiando a manutenção preventiva para economizar e, quando percebe, acaba sendo obrigada a fazer a manutenção corretiva. Nesse caso, o gasto é muito maior. Não existem dúvidas que a prevenção é sempre mais barata; além disso, o motorista poderá evitar panes e falhas inesperadas que podem trazer inúmeros transtornos.

Mas quando e onde fazer a manutenção preventiva? O ideal é estar atento aos prazos indicados pela montadora do veículo e fazer a revisão respeitando as datas. O condutor pode, por exemplo, verificar o nível de água do radiador, nível de óleo, calibragem e condições dos pneus e luzes do veículo. Caso, algum desses itens apresente mau funcionamento ou vazamentos, procure um mecânico. Cuidado com os prazos e quilometragens para realizar a troca de óleo, isso aumenta bastante a vida útil do motor.

O mecânico deve verificar todo o sistema de freios – pastilhas, lonas, discos e fluídos; troca dos filtros de óleo, ar e combustível; as velas; a correia dentada ou a corrente; e o alinhamento e balanceamento do veículo. Com esses cuidados, faça sua viagem tranquilo e seguro.

Até janeiro, quando discutiremos um novo tema para a segurança de todos.

Faça o download das peças clicando aqui.

Confira a Agenda Positiva de Dezembro:

Confira o Programa Observar:

Sem comentários

Escreva um comentário