Nesta semana o programa Momento Segurança no Trânsito dá dicas aos motociclistas. É de conhecimento comum que as motocicletas têm conquistado popularidade pelo fato de serem meio de transporte prático e econômico. Muitos passam horas dirigindo motos e, neste caso, a postura deve ser correta para evitar a exaustão, já que, cansado, o poder de concentração do condutor se reduz.
Se for conduzir uma moto, orienta o programa, mantenha a coluna ereta e a cabeça levemente levantada. Desse modo, a visibilidade aumenta e as condições de garantia de boa saúde se ampliam. O ombro deve estar sempre relaxado e, para isso, sente-se no meio do assento, de modo que os cotovelos fiquem levemente dobrados para baixo. Os joelhos devem pressionar levemente o tanque de combustível e os pés devem permanecer apoiados e paralelos ao chão, mesmo em dias de chuva.
Postura correta é importante no momento de fazer uma curva, já que o piloto deve usar o peso do corpo para movimentar a moto. E no caso de estar conduzindo garupa, o motociclista deve orientá-lo que sua inclinação deve acompanhar a do condutor da moto.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias que buscam incentivar ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O programa é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação via email para onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.