Estresse e gastos altos. Essas podem ser as consequências, aos proprietários de veículos, da falta de manutenção preventiva. Todo veículo está sujeito a desgastes e falhas, em especial se a preocupação com a prevenção de problemas for negligenciada. Nesse caso, não tem solução: constrangimento, estresse e dispêndio financeiro com guinchos, reboques e consertos podem ser esperados.
Para evitar isso, orienta nesta semana o quadro Momento Segurança no Trânsito, a manutenção e revisões preventivas aconselhadas no manual do fabricante são indispensáveis. Essa atitude, unida ao bom comportamento do condutor, reduz muito os riscos de acidentes.
Como exemplo, o Momento Segurança no Trânsito explica que um amortecedor desgastado pode comprometer a estabilidade e o funcionamento dos freios do veículo, aumentando em até 3 metros a distância de frenagem.
O programa ressalta também que além de trazer perigo, a falta de manutenção preventiva acarreta maior emissão de poluentes e maiores gastos com combustível e com a manutenção corretiva. E alerta aos proprietários de veículos a fazerem as manutenções de acordo com o que orienta o manual do fabricante.
O quadro Momento Segurança no Trânsito é produzido pelo Programa Observar, parceria entre o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) e a Seguradora Líder-DPVAT. Ele foi pensado para ampliar as parcerias no sentido de oferecer ainda mais a conscientização sobre a importância da segurança viária. O Momento Segurança no Trânsito é disponibilizado gratuitamente aos interessados em divulgá-lo. Para isso basta que encaminhem solicitação ao email onsv@onsv.org.br.
Assista ao vídeo:
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
OBSERVATÓRIO divulga resultado da 14ª turma de Observadores Certificados
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.