OBSERVATÓRIO | Momento Segurança no Trânsito traz segundo programa sobre velocidade
8800
post-template-default,single,single-post,postid-8800,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Momento Segurança no Trânsito traz segundo programa sobre velocidade

Momento Segurança no Trânsito traz segundo programa sobre velocidade

O Momento Segurança no Trânsito desta semana traz o segundo programa sobre a importância de se respeitar o limite de velocidade estabelecido nas via. Desta vez o quadro mostra atitudes preventivas para serem adotadas no dia a dia, independentemente da velocidade, destacando que, após apontar os riscos, a hora é de indicar a prevenção que é capaz de garantir a segurança no trânsito.

A primeira orientação é: reduza a velocidade e esteja atento quando circular por locais com grande fluxo de pedestres (ou de ciclistas), como escolas e hospitais, por exemplo. Com atenção e respeito às pessoas com as quais você compartilha as vias, a possibilidade de não provocar um acidente é maior.

Manter distância segura do veículo que vai à frente é destacado também como atitude positiva do condutor consciente e capaz de evitar acidentes. A distância segura é importante para que o tempo de reação seja suficiente para parar o veículo e, assim, impedir a ocorrência de acidentes. Para medir a distância segura, conte três segundos a partir de um ponto fixo, mesmo se estiver em baixa velocidade.

O quadro orienta também reduzir a velocidade do veículo ao entrar em curvas e, quando estiver nelas, nunca frear, já que a frenagem pode fazer com que o veículo perca a estabilidade. No caso de encontrar animais na pista, ressalta o programa, nunca buzine ou acenda os faróis, para não assustá-los. A postura correta neste caso é reduzir a velocidade e ser paciente. Do mesmo modo, convém também avisar os condutores que vierem em sentido contrário sobre a presença de animais na pista. Isso se faz dando um lampejo com o farol alto e fazendo um sinal com as mãos para baixo mostrando os 4 dedos.

Produzido pelo Programa Observar, parceria entre o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e a Seguradora Líder-DPVAT, o Momento Segurança no Trânsito é distribuído gratuitamente a todos os interessados em difundir educação e conscientização voltadas à construção de um trânsito mais seguro e, consequentemente, com menos acidentes, mortes e feridos graves.

Criado com o objetivo de ampliar as parcerias do OBSERVATÓRIO e levar ainda mais a conscientização junto à população, os vídeos são gratuitos e quem quiser recebê-los para divulgação deve encaminhar solicitação para o email onsv@onsv.org.br.

Confira o vídeo:

Sem comentários

Escreva um comentário