OBSERVATÓRIO | Não sabe o que fazer em situações de chuvas e alagamentos? O OBSERVATÓRIO ajuda!
4344
post-template-default,single,single-post,postid-4344,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Não sabe o que fazer em situações de chuvas e alagamentos? O OBSERVATÓRIO ajuda!

Não sabe o que fazer em situações de chuvas e alagamentos? O OBSERVATÓRIO ajuda!

Assista a dois vídeos e se prepare para enfrentar o trânsito, mesmo se o tempo fechar.

Ainda falta tempo para o início oficial do Verão (21 de dezembro), mas as chuvas que marcam essa estação costumam se antecipar e assustam muitos motoristas em plena Primavera. Basta a tarde chegar para o céu dar seus sinais e a chuva atrapalhar a vida de quem tem que se deslocar. Nas estradas, os cuidados devem ser redobrados; mas na cidade, os alagamentos também trazem inúmeros riscos.

As recomendações ao enfrentar chuvas são simples, mas eficientes: trafegue sob velocidade reduzida, redobre a atenção aos veículos ao redor, redobre o cuidado com os pneus, com a visibilidade dos vidros ou viseira além de evitar seguir em caso de alagamentos.

Acionar o farol baixo para que o seu veículo possa ser visto pelos demais é também muito importante para evitar colisões e, nestas condições com pista molhada, as ultrapassagens devem ser esquecidas, afinal, os riscos são potencializados.

Se o motorista se deparar com alagamentos – o que não é raro nos centros urbanos, deve aguardar a água baixar para trafegar nestes trechos. A melhor saída mesmo é evitar rotas que tradicionalmente costumam se alagar. Mas se isso não for possível, tente ficar calmo e não se assuste com problemas que o seu veículo pode apresentar em trechos com enchentes como, por exemplo, anomalias nos ponteiros e a direção poderá ficar bastante pesada.

Se tiver que enfrentar enchentes, dirija sempre em primeira marcha em aceleração para evitar que água entre no motor, o que poderá ampliar os prejuízos. Não ligue o ar-condicionado, pois o carro perderá potência. E se o carro morrer, você sabe o que fazer?

O ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária) disponibiliza o vídeo “Enchentes”, que garante todas as recomendações para situações nas quais você se depara com alagamentos. Assista no link: http://www.onsv.org.br/podcasts/enchentes/

E para evitar riscos desnecessários, o internauta também pode assistir ao vídeo Condições Adversas – Neblina e Chuva, para se preparar para enfrentar os próximos meses do ano. O OBSERVATÓRIO lembra: se o tempo fechar, redobre os cuidados no trânsito.

Veja!

Sem comentários

Escreva um comentário