Artigos

No trânsito, o sentido é a vida! Qual papel você vai cumprir nesta causa?

Escrito por Portal ONSV

06 ABR 2019 - 08H00

Observadores Certificados reúnem-se com o superintendente e agentes da Guarda Municipal de São João Del Rei para tratar de assuntos relacionados à Segurança Viária da cidade

No dia 27 de março aconteceu no Teatro Municipal de São João Del Rei/MG, uma reunião entre a Guarda Municipal, representada pelo superintendente da Guarda, Altencir Ribeiro de Oliveira, em conjunto com os agentes Fernando Reis dos Santos, Guilherme Sampaio Vasconcelos, Gustavo Costa Silva Sbampato, do

GAPPE - Grupo de Ações Preventivas e Pedagógicas Escolares e os observadores  certificados Emerson Santana e Andreia Resende, ambos representantes do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, com o apoio de Claudiano Assunção. Também esteve presente  Fernanda Bôscolo Mourão de Araújo, autoridade de Trânsito do município.

""

No encontro foi ministrada uma a palestra sobre o OBSERVATÓRIO e a sinalização viária de São João Del Rei demonstrando a observância dos Princípios Básicos da Sinalização do Trânsito.

Os observadores certificados são representantes do OBSERVATÓRIO de diversos estados brasileiros, engajados em mudar a triste realidade do trânsito brasileiro, que mata mais de 36 mil pessoas a cada ano e deixa milhares de outros lesionados para o resto da vida.

Além de apresentar o OBSERVATÓRIO e seus objetivos, a primeira parte da apresentação, realizada por Emerson Santana, teve como objetivo demonstrar a intenção de reduzirmos o número de acidentes de trânsito do Brasil.

A atuação do OBSERVATÓRIO está fundamentada em quatro pilares (Estudos e Pesquisas – Dados e Informações, Educação – Advocacy). Também é seu papel no cenário nacional e internacional como consultor especial do Conselho Econômico e Social da ONU desenvolver projetos para Educação; Empresas, Municípios e Entidades Laço Amarelo; Estatísticas Nacionais e Municipais através das plataformas ÍRIS e SOMA; Campanhas Educativas e o Movimento Maio Amarelo.

A segunda parte da apresentação, realizada por Andreia Resende e Claudiano Assunção, apresentou a Sinalização Viária de São João Del Rei sobre a observância dos Princípios Básicos da Sinalização do Trânsito, uma das prováveis causas do aumento de recursos de infração junto a JARI. Em uma breve abordagem sobre as competências legais do município a partir da municipalização do trânsito, Andreia demonstrou a importância do relacionamento com os órgãos públicos e um espaço aberto ao debate e esclarecimentos.

Atenciosamente,

Emerson Santana e Andreia Resende

Observadores Certificados

São João Del Rei, 28 de março de 2019.

Emerson Santana

32 98846 8870 / 31 99328 6335

emersonobservadorcertificado@gmail.com

Andreia Paula de Resende

32 99971 1662 / 32 98834 4293

andreiaresende70@gmail.com

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.