OBSERVATÓRIO | Novas regras para primeira habilitação já estão em vigor
1449
post-template-default,single,single-post,postid-1449,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Novas regras para primeira habilitação já estão em vigor

Novas regras para primeira habilitação já estão em vigor


Novas regras para primeira habilitação já estão em vigor

Novas regras para obtenção da Carteira de Habilitação na categoria B entraram em vigor nesta primeira semana de dezembro. De acordo com a Resolução 493/14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os condutores que quiserem obter a CNH para carros deverão cumprir 25 horas/aula de prática de direção, sendo 5h/aula no período noturno. Antes eram necessárias 20 horas/aula no total.

Além disso, a resolução prevê que as aulas regulares, no período diurno, poderão ser substituídas, de forma facultativa, por aulas realizadas em simulador de direção veicular, não ultrapassando 30% do total da carga horária. A prática noturna também poderá ser eventualmente substituída pelo simulador, mas deve respeitar o limite de 4 horas/aula.

A regra vale para todas as autoescolas do país. O uso do simulador, segundo o Departamento Nacional de Trânsito, tem o objetivo de permitir que o aluno tenha mais familiaridade com situações de risco, pois o grau de dificuldade aumenta a cada aula. As primeiras começam com conceitos básicos, passando por situações de adversidades, tráfego em vias de grande movimento, pista escorregadia ou sob neblina, entre outros, fazendo com que o aluno tenha mais noção antes de encarar o trânsito real de uma grande cidade, suprindo a carência de informação e formação desses condutores e deixando-os mais preparados para enfrentar esses desafios com segurança.

Fonte: Blog Viver Seguro no Trânsito (Seguradora Líder DPVAT)

1Comentário
  • Rene Antunes
    Postado às 11:35h, 22 Março Responder

    Os valores de habilitação na cidade de Leme SP são abusivos astronômicos em alguns lugares chega no total de 3000 reais enquanto na capital fiz pesquisa chega no máximo 2400 olha a máfia das auto escolas aí aí governo atrasado e defasado apesae de vcs serem totalmente inúteis da uma olhada nesse caso das auto escolas

Escreva um comentário