OBSERVATÓRIO | OBSERVATÓRIO participa da 66ª Reunião Geral da FNP
1487
post-template-default,single,single-post,postid-1487,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

OBSERVATÓRIO participa da 66ª Reunião Geral da FNP

OBSERVATÓRIO participa da 66ª Reunião Geral da FNP


OBSERVATÓRIO participa da 66ª Reunião Geral da FNP

O Observatório Nacional de Segurança Viária participou nessa segunda (10.11.2014) em Campinas da 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). É a primeira vez que a cidade recebe o encontro. O último evento que reuniu os chefes do Executivo de diversos municípios do País foi em maio, em São Paulo.

O evento de hoje recebeu a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Entre os assuntos discutidos com o vice-presidente nessa manhã foi a sanção do projeto de lei que altera o indexador da dívida de estados e municípios com União. Além disso, os gestores públicos entregaram a ele um documento com 23 demandas. A principal delas é a revisão do Pacto Federativo, que prevê envio de mais recursos aos municípios. Temer disse “estar integrado” ao movimento municipalista e “ser favorável às demandas apresentadas pelos prefeitos na abertura do encontro da FNP, em Campinas.

Outra discussão ocorrida nesta manhã no Fórum foi o barateamento da tarifa e a qualificação dos serviços de transporte coletivo urbano que dependem de vários fatores. Dentre tantos, destacam-se o financiamento das gratuidades, a desoneração tributária dos insumos desses serviços, a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), a implantação de faixas e corredores de ônibus, as políticas de estacionamento para automóveis, a governança intermunicipal, entre outros.

Com o objetivo de enfrentar esses desafios e também oferecer maior transparência ao setor e condições que permitam a desejável comparação de custos e preços de tarifas, a FNP, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito firmam parceria para construir uma planilha nacional que seja referência para o setor.

A 66ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos tem encerramento previsto para esta terça-feira, as 12h.

Sem comentários

Escreva um comentário