OBSERVATÓRIO | Papo Livre destaca Agenda Positiva e Maio Amarelo
5544
post-template-default,single,single-post,postid-5544,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Papo Livre destaca Agenda Positiva e Maio Amarelo

Papo Livre destaca Agenda Positiva e Maio Amarelo

Programa da TV Indaiá abordou a questão da Direção Defensiva

papo-livre-660

Todos os atores do trânsito podem e devem se antecipar a situações de riscos em seus deslocamentos. A Direção Defensiva nos leva a refletir sobre esses comportamentos que podem contribuir muito para evitar acidentes, afirma a gestora de comunicação do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Daniela Gurgel, que participou de mais uma edição do programa Papo Livre da TV Indaiá, neste mês de abril.

Daniela deu destaque a esse tema e as suas consequências, ou seja, os prejuízos que a violência no trânsito resulta para toda a sociedade.

De acordo com a jornalista, o acidente de trânsito é quase sempre resultado de uma infração cometida; e pode ser evitado. “O motorista faz uma ultrapassagem perigosa, desrespeita a velocidade regulamentada, usa o celular na direção – e como consequência se coloca em risco e aos outros também. Mas muito além do perigo, depois que o acidente acontece, os custos são enormes para todos os segmentos”, alerta.

De acordo com a gestora, só em 2013, o Brasil gastou R$ 52 bilhões com as vítimas de acidentes de trânsito. “São custos previdenciários, custos para as empresas, para a saúde e muitos outros – e todos esses recursos poderiam estar sendo investidos em outras áreas como na habitação popular”, exemplifica.

Durante o Programa, o jornalista Jair Italiani, lembrou também tragédias no trânsito e abordou a questão da velocidade enquanto fator de risco, ressaltando os resultados alcançados com a redução da velocidade nas marginais na Capital paulista.

Essas medidas não são simpáticas, mas trazem resultados imediatos, defendeu Daniela.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo também foi lembrado durante o programa. O Movimento foi abraçado pela sociedade, com adesões de várias instâncias, monumentos serão iluminados em todo o país, e conseguimos uma parceria com a ABERT para divulgar spots para as rádios de todo o Brasil para levar mensagens educativas, neste ano, comentou Daniela.

O jornalista Jair Italiani prometeu apoiar o movimento, vestindo amarelo durante todo o mês de maio, para ajudar a lembrar toda a sociedade sobre comportamentos seguros no trânsito.

Ainda no Programa, Daniela destacou outros importantes projetos do OBSERVATÓRIO como o estudo – já bem adiantado – para uma nova formação do condutor no país e a questão da implantação da Educação no Trânsito nas escolas, projeto que já vem sendo discutido com o MEC – Ministério da Educação.

Quem assistiu ao Programa teve a oportunidade ainda de assistir ao vídeo da Agenda Positiva. O programa foi ao ar no dia 6 de abril.

O programa Papo Livre é veiculado pelo Canal 26 UHF (canal aberto) e exibido de segunda a sexta-feira às 19h, dentro da programação da TV INDAIÁ.

O OBSERVATÓRIO participa mensalmente do Papo Livre. Se você perdeu o programa, assista agora. Veja agora!

Sem comentários

Escreva um comentário