OBSERVATÓRIO | Por que o celular em campo incomoda mais do que no trânsito?
18710
post-template-default,single,single-post,postid-18710,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Por que o celular em campo incomoda mais do que no trânsito?

Por que o celular em campo incomoda mais do que no trânsito?

Goleiro do Atlético Paranaense usa o celular em campo em campanha de conscientização para o Maio Amarelo, feita em parceria com a Uber.

 Por que o celular usado no campo de futebol causou tanta polêmica? Por que não temos a mesma indignação quando vemos motoristas usando o celular enquanto dirigem?

No último domingo (dia 13 de maio), durante o jogo entre Atlético Paranaense e Atlético Mineiro na Arena da Baixada, o goleiro Santos surpreendeu a todos com uma atitude que ninguém podia esperar dele. Um atleta querido pela torcida e o maior responsável pela segurança do time em campo, ficou mexendo no celular minutos antes da partida, algo que poderia prejudicar a sua atenção e colocar seus companheiros em risco. A atitude chamou atenção de torcedores e imprensa esportiva, rendendo severas críticas ao goleiro.

Ao contrário do que se avalia num primeiro momento, não foi um ato impensado pelo goleiro, mas sim, uma ação inédita, feita em parceria da Uber com o Atlético, para o Movimento Maio Amarelo. A ideia era alertar sobre como o celular pode distrair qualquer pessoa, seja no trânsito, caminhando ou mesmo antes de uma partida de futebol. Saiba aqui o que é o Movimento Maio Amarelo: www.maioamarelo.com

“No trânsito o celular é responsável por inúmeros acidentes de trânsito. Infelizmente ainda há pessoas que usam o celular ao dirigir, seja para mandar mensagem, seja para falar com alguém. Não há nada tão urgente quanto a vida de cada um. Quem usa o celular ao volante está expondo a sua vida e a dos outros”, diz José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária

Parem de usar o celular enquanto dirigem!

No dia seguinte, porém, ele revelou que sua aparente irresponsabilidade, na verdade, foi parte de uma campanha da Uber e Atlético para o Maio Amarelo, para alertar a população sobre o quanto esse hábito pode ser perigoso em outro lugar: no trânsito. “O que eu fiz em campo é igual ao que milhares de pessoas fazem todos os dias no carro. Só que se envolver em um acidente de trânsito, é muito mais perigoso do que tomar um gol.” – disse o goleiro, que aproveitou a indignação que sua atitude gerou nas pessoas para pedir que elas parem de usar o celular enquanto dirigem.

Atualmente, no Brasil, são mais de 400 mil acidentes nas estradas todos os anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Usar celular na direção é uma das principais causas de mortes no trânsito no país. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, a Abramet, são cerca de cento e cinquenta mortes por dia, quase 54 mil/ano. Por isso, a Uber em parceria com o Clube Atlético Paranaense, decidiu levar essa discussão para os gramados de futebol, onde tudo o que acontece vira notícia no país inteiro em questão de minutos.

O resultado foi uma ação ousada para mobilizar milhões de pessoas no mundo todo pela conscientização sobre um trânsito mais seguro.

Agradecemos o engajamento de todos no Maio Amarelo para juntos criarmos hábitos mais seguros ao volante, já que nós somos o trânsito.

Assista as imagens do goleiro mexendo no celular: https://globoplay.globo.com/v/6732934/

Sem comentários

Escreva um comentário