Artigos

Por que ter um bafômetro descartável sempre com você?

Escrito por Portal ONSV

06 FEV 2020 - 11H39

Por Miriam Pimentel – Observadora Certificada

No Brasil, passamos ainda por muita falta de informação em relação aos verdadeiros prejuízos de beber e dirigir, no que é considerado consumo moderado e na dose padrão de miligramas por litro de álcool aconselhados ao consumo diário e semanal e principalmente no tempo necessário de descanso após a última dose para voltar a dirigir.

Não é possível determinar um tempo padrão de descanso pois existem vários fatores envolvidos, tais como; tipo físico, metabolismo, tolerância, quantidade consumida e tipo de destilado ingerido entre outros, portanto a única maneira de saber se você está realmente apto a dirigir no dia seguinte ou horas após o consumo é fazendo o autoteste.

O bafômetro descartável em forma de balão é um dispositivo de segurança pessoal criado para medir a quantidade de álcool presente no ar alveolar dos pulmões, obtendo uma mostra representativa da concentração de álcool no sangue. Nota-se que o balão contém o ar do seu pulmão, a maneira mais eficiente de detectar com precisão o álcool contido no sangue naquele momento.

Ele serve para ser usado de forma voluntária para controlar a sua alcoolemia. É uma eficiente maneira preventiva que tem como intuito criar a sua própria percepção do risco antes de dirigir, proporcionando a certeza de uma direção segura e de que você não está excedendo os limites permitidos por lei, lembrando que, no Brasil a tolerância é zero.

É importante colocar toda a informação à disposição da população para que, com esse conhecimento, possa criar o hábito de desenvolver estratégias que evitem comprometer sua saúde, patrimônio, integridade física, e até mesmo a própria vida, a de familiares e terceiros, quando se toma a decisão de dirigir um veículo após beber. É fundamental trabalhar em conjunto com a sociedade para mudar a impressão errada que se tem do bafômetro, e entender que este é um programa que SALVA VIDAS. Dessa forma, os programas e as informações não serão entendidos como medidas restritivas. É de grande relevância destacar que não existe uma quantidade de álcool no sangue que garanta manter-se o controle necessário para dirigir com precisão e segurança. É fortemente recomendado a quem decida dirigir que não consuma álcool e tome decisões alternativas para não se colocar em risco, nem os outros”, citam os autores no livro: “Uma ferramenta para o combate ao consumo nocivo de álcool”, Brasil, janeiro, 2020.

O bafômetro individual permite que o motorista saiba se está SEGURO para dirigir horas após o consumo, neste caso se o tubo do reagente permanecer branco, você está apto a dirigir. Ao contrário, se o tubo do reagente aparecer cor de rosa ou vermelho, significa que a taxa de álcool (mg/l) é superior ao autorizado por lei e você não pode conduzir.

Não corra riscos e tenha sempre o seu bafômetro individual com você!

Cidadania_e_transito_acoes_para_seguranca_viaria
Entrevista

Cidadania e Trânsito: ações para conscientização e segurança viária

O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.

reportagem_bol_grupo_folha_voce_dirige_bem
Matérias

Você dirige bem? Se possui algum desses hábitos, não

O BOL (Brasil Online) - portal de notícias do Grupo Folha – questionou os leitores na última sexta-feira (12), com base em informações do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, para saber o quanto dirigem bem. A reportagem também destacou cinco hábitos importantes que fazem motoristas não se envolverem em sinistros de trânsito.

Programa_Educa_apresenta_novidades_em_2024_e_acoes_para_Maio_Amarelo_durante_reuniao_nacional
Matérias

Programa Educa apresenta novidades em 2024 e ações para o Maio Amarelo durante reunião nacional

Foi realizada na última quinta-feira (11), a reunião do programa Educa com 18 municípios integrantes do programa de Educação para o Trânsito nas escolas. Durante a abertura, o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, comentou sobre o encerramento do projeto-piloto Educa e o início de uma nova fase, com a transição digital do programa e a disponibilização dos conteúdos aos municípios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.