OBSERVATÓRIO | Por que ter um bafômetro descartável sempre com você?
23882
post-template-default,single,single-post,postid-23882,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Por que ter um bafômetro descartável sempre com você?

Por que ter um bafômetro descartável sempre com você?

Por Miriam Pimentel – Observadora Certificada

No Brasil, passamos ainda por muita falta de informação em relação aos verdadeiros prejuízos de beber e dirigir, no que é considerado consumo moderado e na dose padrão de miligramas por litro de álcool aconselhados ao consumo diário e semanal e principalmente no tempo necessário de descanso após a última dose para voltar a dirigir.

Não é possível determinar um tempo padrão de descanso pois existem vários fatores envolvidos, tais como; tipo físico, metabolismo, tolerância, quantidade consumida e tipo de destilado ingerido entre outros, portanto a única maneira de saber se você está realmente apto a dirigir no dia seguinte ou horas após o consumo é fazendo o autoteste.

O bafômetro descartável em forma de balão é um dispositivo de segurança pessoal criado para medir a quantidade de álcool presente no ar alveolar dos pulmões, obtendo uma mostra representativa da concentração de álcool no sangue. Nota-se que o balão contém o ar do seu pulmão, a maneira mais eficiente de detectar com precisão o álcool contido no sangue naquele momento.

Ele serve para ser usado de forma voluntária para controlar a sua alcoolemia. É uma eficiente maneira preventiva que tem como intuito criar a sua própria percepção do risco antes de dirigir, proporcionando a certeza de uma direção segura e de que você não está excedendo os limites permitidos por lei, lembrando que, no Brasil a tolerância é zero.

É importante colocar toda a informação à disposição da população para que, com esse conhecimento, possa criar o hábito de desenvolver estratégias que evitem comprometer sua saúde, patrimônio, integridade física, e até mesmo a própria vida, a de familiares e terceiros, quando se toma a decisão de dirigir um veículo após beber. É fundamental trabalhar em conjunto com a sociedade para mudar a impressão errada que se tem do bafômetro, e entender que este é um programa que SALVA VIDAS. Dessa forma, os programas e as informações não serão entendidos como medidas restritivas. É de grande relevância destacar que não existe uma quantidade de álcool no sangue que garanta manter-se o controle necessário para dirigir com precisão e segurança. É fortemente recomendado a quem decida dirigir que não consuma álcool e tome decisões alternativas para não se colocar em risco, nem os outros”, citam os autores no livro: “Uma ferramenta para o combate ao consumo nocivo de álcool”, Brasil, janeiro, 2020.

O bafômetro individual permite que o motorista saiba se está SEGURO para dirigir horas após o consumo, neste caso se o tubo do reagente permanecer branco, você está apto a dirigir. Ao contrário, se o tubo do reagente aparecer cor de rosa ou vermelho, significa que a taxa de álcool (mg/l) é superior ao autorizado por lei e você não pode conduzir.

Não corra riscos e tenha sempre o seu bafômetro individual com você!

Sem comentários

Escreva um comentário