OBSERVATÓRIO | Programa Auto Esporte fala sobre teste do bafômetro e os riscos de beber e dirigir
20994
post-template-default,single,single-post,postid-20994,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Programa Auto Esporte fala sobre teste do bafômetro e os riscos de beber e dirigir

Programa Auto Esporte fala sobre teste do bafômetro e os riscos de beber e dirigir

Em matéria exibida pelo programa AutoEsporte, da TV Globo, no domingo, dia 14 de abril, a repórter Cris Amaral comenta sobre as vantagens do novo bafômetro e como ele pode agilizar a fiscalização na blitz da Lei Seca.

Para o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), José Aurelio Ramalho, “Às vezes você bebe e fala, ‘poxa já se passaram duas horas, eu acho que dá para mim dirigir’. Isso varia de pessoa para pessoa, de organismo para organismo e de dia para dia. Tem dia que você está bem e tem dia que você não está bem”.

Para o agente da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Brito, “É uma tecnologia que permite aumentar consideravelmente a quantidade de fiscalização e com maior assertividade”.

Além da praticidade e maior grau de acertos, o custo do uso do equipamento para o Estado é menor. O aparelho já está em uso em sete estados do país. Os dados apontam para queda no número de flagrantes. Em 2017 foi um flagrante para 57 testes, já em 2018 foram 47 testes e 1 flagrante.

Vale lembrar, segundo o policial, que as regras e punição são severas para quem for pego na blitz. “Quando a medição é superior a 0,34 mg/l. ele vai responder como crime. Quando se envolve em acidente a penalização é muito maior, se for o caso de uma lesão corporal (prisão) de 2 a 5 anos e caso de vítima fatal (prisão) de 5 a 8 anos.

Ramalho também comenta sobre um tipo de bafômetro descartável que chegará no Brasil em breve, e pode tirar as dúvidas dos motoristas.

Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7539753/programa/

Sem comentários

Escreva um comentário