Uso do celular é uma das principais preocupações das entidades que atuam na segurança viária no Brasil e no mundo
Ramalho explica que a situação é ainda mais grave com a disseminação dos aplicativos de “texting” (troca de mensagens ou SMS), uma vez que os riscos sobem vertiginosamente. Ele conta que pesquisas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluíram que o hábito de checar mensagens de texto amplia em 400% as chances de acidentes nas vias.
“No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro”, explica.
Ramalho destaca também que mais grave é o fato do motorista decidir responder essas mensagens. Nos Estados Unidos, 78% dos adolescentes e jovens declaram já ter lidos SMS ao volante e 71% afirmaram já ter escrito uma mensagem enquanto dirigiam. Esses dados são da Agência de Segurança nas Rodovias Americanas (NHTSA).
Vale destacar que o uso de SMS pelos jovens traz ainda uma questão adicional, se já é perigosa tal prática para todos, para quem está iniciando no ato de dirigir, isso é alarmante e precisa ser combatido.
A questão é tão importante que o Observatório dedicou um capítulo do tema na publicação Retrato da Segurança Viária, em 2014, que traz um cenário do trânsito no Brasil, ao longo das últimas décadas. Além disso, dentre os vários vídeos educativos que o Observatório produz para disseminar a cultura da segurança viária, vários deles se referem ao celular em diversas situações (https://www.onsv.org.br/categoria/observar)
Além disso, a recomendação é que nem o pedestre use o celular enquanto caminha. A distração pode ser fatal ao pedestre enquanto fala ou digita mensagens no aparelho celular.
Observadora Certificada recebe reconhecimento da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) expressou seu profundo agradecimento à Observadora Certificada, Sene Ferreira, e ao OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária pelo apoio institucional prestado durante a fase de divulgação do Projeto Trânsito Compartilhado, realizado no sul da Bahia.
Ministério dos Transportes desacelera a segurança viária
Artigo escrito pelo CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, para o caderno Mobilidade Estadão
OBSERVATÓRIO divulga relatório anual de 2024
Com mais de 50 páginas, o Relatório Anual 2024 do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária reúne os principais feitos, resultados e iniciativas realizadas ao longo de um ano marcado por grandes projetos, eventos de relevância nacional e avanços nas áreas de pesquisa e mobilização social.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.