OBSERVATÓRIO | Receber ou enviar mensagens em celulares aumenta em 400% os riscos de acidentes no trânsito, diz pesquisa
1892
post-template-default,single,single-post,postid-1892,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Receber ou enviar mensagens em celulares aumenta em 400% os riscos de acidentes no trânsito, diz pesquisa

Receber ou enviar mensagens em celulares aumenta em 400% os riscos de acidentes no trânsito, diz pesquisa

660x200

Uso do celular é uma das principais preocupações das entidades que atuam na segurança viária no Brasil e no mundo

Ramalho explica que a situação é ainda mais grave com a disseminação dos aplicativos de “texting” (troca de mensagens ou SMS), uma vez que os riscos sobem vertiginosamente. Ele conta que pesquisas da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluíram que o hábito de checar mensagens de texto amplia em 400% as chances de acidentes nas vias.

“No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro”, explica.

Ramalho destaca também que mais grave é o fato do motorista decidir responder essas mensagens. Nos Estados Unidos, 78% dos adolescentes e jovens declaram já ter lidos SMS ao volante e 71% afirmaram já ter escrito uma mensagem enquanto dirigiam. Esses dados são da Agência de Segurança nas Rodovias Americanas (NHTSA).

Vale destacar que o uso de SMS pelos jovens traz ainda uma questão adicional, se já é perigosa tal prática para todos, para quem está iniciando no ato de dirigir, isso é alarmante e precisa ser combatido.

A questão é tão importante que o Observatório dedicou um capítulo do tema na publicação Retrato da Segurança Viária, em 2014, que traz um cenário do trânsito no Brasil, ao longo das últimas décadas. Além disso, dentre os vários vídeos educativos que o Observatório produz para disseminar a cultura da segurança viária, vários deles se referem ao celular em diversas situações (http://www.onsv.org.br/categoria/observar)

Além disso, a recomendação é que nem o pedestre use o celular enquanto caminha. A distração pode ser fatal ao pedestre enquanto fala ou digita mensagens no aparelho celular.

Sem comentários

Escreva um comentário